Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/333
Title: Eugênio de Barros Raja Gabaglia: vida e obra de um professor de matemática
Authors: Dassie, Bruno Alves
Soares, Flávia dos Santos
Issue Date: 2010
Publisher: Franck Bellemain, Verônica Gitirana Gomes Ferreira, EDUMATEC/UFPE.
Citation: Dassie, B. A.; Soares, F. S. Eugênio de Barros Raja Gabaglia: vida e obra de um professor de matemática. In: COLÓQUIO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA, V, 2010, Recife. Anais... Recife: EDUMATEC/UFPE, 2010. CD ROM.
metadata.dc.relation.ispartof: Anais do V Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática.
Abstract: É difícil precisar o momento exato em que teriam surgido os primeiros indícios de um ensino de matemática no Brasil e de como esses primeiros indícios possam ter se transformado no que hoje considera-se Educação Matemática. O que podemos dizer é que mudanças mais significativas em relação ao ensino de Matemática só se tornaram possíveis a partir da criação de algumas instituições, em particular o Colégio Pedro II, e da atuação de professores que com sua produção e dedicação ao ensino contribuíram como pioneiros de uma área ainda em expansão. Uma personagem que ora enfatizamos neste texto é Eugênio de Barros Raja Gabaglia, Engenheiro, Bacharel em Ciências Matemáticas, professor e diretor do Colégio Pedro II, entre outras atuações. O objetivo deste artigo é situar a figura de Raja Gabaglia no cenário da Educação Matemática brasileira destacando aspectos de sua formação e de sua atuação como professor e, principalmente, como tradutor e autor de textos didáticos no Brasil, entre eles do primeiro livro de História da Matemática, escrito por um brasileiro, em 1889. Palavras-chave: Eugenio de Barros Raja Gabaglia.
metadata.dc.description.abstractother: It’s hard to be precise about the exact moment when the first signs of mathematics teaching in Brazil arose, and how these early signs have become what today is considered Mathematics Education. What we can say is that most significant changes related to mathematics teaching were possible only since the establishment of some institutions, particularly the Colegio Pedro II, and the performance of teachers who, with their production and their teaching acted as pioneers in an area that is still growing. A character that we emphasize in this text is Eugênio de Barros Raja Gabaglia, Engineer, Bachelor of Mathematical Sciences, professor and director of the Colégio Pedro II, among other activities. The aim of this paper is to situate Raja Gabaglia in the scenario of Brazilian Mathematics Education, highlighting aspects of his training and his role as a teacher and especially as a translator and author of textbooks in Brazil, including the first book on the History of Mathematics written by a Brazilian, in 1889.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/333
Appears in Collections:HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HTEM5_2010_DASSIE_SOARES.pdf190.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.