TRANSCULTURALIDADE MIDIÁTICA EM NARRATIVAS COTIDIANAS NO YOUTUBE: BRASILIDADE E COLONIALIDADE EM VÍDEOS DE REAÇÃO ESTRANGEIROS
Vídeos de reação
Colonialidade
Cotidiano
Transculturalidade
Brasilidade
Narrativa
YouTube (Recurso eletrônico)
Vídeo digital
YouTube
Reaction videos
Coloniality
Everyday life
Transculturality
Brazilian culture
Abstract
este trabalho, investigamos as construções de sentido em espaços on-line sobre a multiculturalidade brasileira a partir da produção, circulação e consumo de vídeos de reação de estrangeiros que abordam bens culturais do Brasil em suas narrativas. Enfocamos também nas práticas discursivas e sociais atravessadas por marcas de colonialidade que podem ser observadas nesses conteúdos. Embora já existam estudos sobre a plataformização, (VAN DIJCK, 2016; 2017; ANDRÉA, 2020), a colonialidade (QUIJANO, 1997; 2005; MIGNOLO, 2003; 2005; 2009; 2017) e o YouTube enquanto fenômeno cultural (BURGESS; GREEN, 2009; 2018), o diálogo entre essas perspectivas e os vídeos de reação ainda é incipiente, apesar de os reactions serem um gênero audiovisual digital nativo e com uma produção significativa. Examinamos especificamente os vídeos de estrangeiros que têm como objeto-pauta músicas brasileiras de diferentes gêneros. Para isso, utilizamos a Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001; 2012) como abordagem metodológica, enfocando a dimensão discursiva como prática social. Através de nossas análises, identificamos que os youtubers parecem buscar diversidade na representação da brasilidade por meio da música, embora o funk seja mais presente nesses vídeos de reação dos estrangeiros. Sobre esse gênero, a partir das reações e expressões dos criadores, observamos um estranhamento que acreditamos estar associado à colonialidade, mas os youtubers parecem evitar verbalizar seu constrangimento e estranhamento. Já nas interações dos brasileiros nos comentários, percebemos uma presença mais evidente da ideologia colonialista, que hierarquiza culturas, sujeitos, saberes e formas de vida, reforçando estereótipos e estigmas, embora ocorra em menor número em comparação aos elogios. Identificamos também uma valorização de gêneros musicais como MPB, indie e sertanejo, em detrimento do funk, muitas vezes percebido como uma manifestação cultural inferior. A partir da perspectiva da colonialidade, entendemos essa dinâmica como resultado de uma hegemonia cultural que desvaloriza as culturas advindas de comunidades historicamente excluídas e dominadas. Ao longo de nosso percurso empírico-investigativo, identificamos ainda um fenômeno que chamamos de transculturalidade midiática, que está associado à interação entre diferentes culturas na mídia digital, resultando na incorporação de características umas das outras nesse mesmo espaço, sendo influenciada pelos sistemas algorítmicos e pelas narrativas das enunciações. Compreendemos que a colonialidade, herança do período de exploração colonial, ganha novos contornos no cotidiano midiatizado da contemporaneidade, perpetuando-se discursivamente de forma mais sutil e sofisticada, tornando-se ainda mais nociva e cruel. Concluímos que vídeos os de reação podem ser compreendidos como uma expressão das tensões entre a cultura colonial e o entretenimento uma vez que têm o potencial de manter padrões coloniais de pensamento ao apresentarem uma perspectiva externa e exótica em relação à cultura retratada, reforçando estereótipos, simplificações de uma visão colonizadas e relações desiguais de poder. Por fim, observamos também que a lógica de funcionamento das plataformas contribui para essa dinâmica, explorando os dados dos usuários de forma pouco transparente e oferecendo conteúdos que fortalecem discursos e visões de mundo enviesados.
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Document type
TeseSource
REBOUÇAS, Davi de Menezes. Transculturalidade midiática em narrativas cotidianas no YouTube: brasilidade e colonialidade em vídeos de reação estrangeiros. 2023. 213 f. Tese (Doutorando em Mídia e Cotidiano) – Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
YouTubeVídeos de reação
Colonialidade
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Transculturalidade
Brasilidade
Narrativa
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Coloniality
Everyday life
Transculturality
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