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Title: O Ensino de matemática na imprensa periódica do Rio de Janeiro no século XIX
Authors: Soares, Flávia
Issue Date: 2013
Citation: SOARES, F. S. O Ensino de Matemática na Imprensa Periódica do Rio de Janeiro no século XIX. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 3, 2013, Rio de Janeiro. Anais .... Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2013. CD ROM.
metadata.dc.relation.ispartof: Anais do III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.
Abstract: Na história da educação brasileira, o século XIX, marca o início do processo de escolarização no país, com a criação de escolas de ensino médio, faculdades de Medicina e Direito, com o aumento do mercado de livros e um número crescente de reformas, decretos e políticas para educação da população, tanto para os filhos das elites e da classe trabalhadora. A expansão dos sistemas de ensino, o número crescente de reformas, decretos e inovações educacionais promoveu debate entre professores primários e secundários brasileiros. Muitas vozes se levantaram para discutir os problemas da educação pública no país em suas diversas demandas. Uma das formas de expressão dos professores era a imprensa periódica da educação que funcionou como um veículo importante para a organização dos professores e para o movimento associativo docente. A imprensa periódica pedagógica veiculava além de procedimentos burocráticos, também debates, propostas e discussões sobre o ensino e a educação nas escolas. Nestas discussões os professores se manifestavam, assim como hoje, em prol da qualidade do ensino, forneciam sugestões de como deveriam ser encaminhadas as lições e protestavam também sobre a falta de materiais adequados, livros didáticos, estrutura das escolas e condições adequadas de trabalho. Outro ponto a ser destacado é o papel da imprensa no Brasil do século XIX, que teve como uma de suas funções instruir os leitores e corrigir alguns dos problemas do ensino ainda precário. Assim, o processo educacional que ocorre principalmente dentro das escolas é também percebido em outras organizações sociais, como a imprensa. No caso dos docentes, essa função era formativa por causa da não-existência de instituições específicas para a formação de professores ou de mau funcionamento de Escolas Normais existentes. Entre os temas presentes nesses periódicos está também o ensino da Matemática. Além das questões políticas, esses periódicos permitem compreender, ou ao menos inferir, entre outras coisas, o que pensavam, o que liam, e o que era considerado como questões importantes a serem discutidas por professores de diferentes disciplinas, como a matemática. Assim, mesmo em tempos mais remotos, questões relacionadas ao que deveria ser ensinado de Matemática na escola elementar eram motivos de debates entre professores e legisladores. Este trabalho tem como foco as revistas (jornais) pedagógicas e seu objetivo é discutir sobre os artigos por elas publicados que tratam de questões voltadas ao ensino de Matemática durante o século XIX. A análise dos artigos publicados sobre o ensino da matemática é essencial para capturar as tendências, as concordâncias e discordâncias entre os modelos propostos e efetivamente realizados, além de elucidar as opiniões e os discursos dos professores que ensinavam Matemática Brasil no século XIX, e particularmente na cidade do Rio de Janeiro, capital do Império brasileiro. Alguns itens que mais se destacam são aqueles que discutem o ensino da Aritmética e o uso do método intuitivo, o ensino do sistema métrico decimal e problemas para o ensino primário. As principais fontes para a pesquisa utilizadas foram os arquivos microfilmados de periódicos publicados no Rio de Janeiro e disponíveis na Biblioteca Nacional. Entre as revistas da coleção da Biblioteca Nacional, foram selecionados aqueles publicados no Rio de Janeiro, escrito por ou para os professores e que continham seções ou artigos sobre o ensino de matemática. Com estas características foram selecionadas para análise, entre outros, os periódicos: A Instrução Pública, A Escola, A instrucção Nacional.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/334
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