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Title: As primeiras experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento
Authors: Dassie, Bruno Alves
Costa, Letícia Maria Ferreira da
Issue Date: 2013
Citation: DASSIE, B. A.; COSTA, L. M. F. As Primeiras Experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 3, 2013, Rio de Janeiro. Anais .... Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2013.
metadata.dc.relation.ispartof: Anais do III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro
Abstract: Propõe-se nesta comunicação a apresentação dos resultados da pesquisa intitulada As primeiras experiências com o movimento da Matemática Moderna no Colégio São Bento. A pesquisa tem por finalidade analisar as primeiras experiências em sala de aula do Movimento da Matemática Moderna ocorridas no Colégio São Bento, no Rio de Janeiro. A partir de 1968, o referido colégio adotou para a disciplina Matemática os métodos desenvolvidos pelo matemático George Papy, obtendo resultados positivos, apesar de o Movimento da Matemática Moderna seja lembrado como uma reforma que não obteve êxito. Neste trabalho são consideradas as seguintes questões norteadoras: Que conteúdos e tópicos de Matemática figuravam na década de 1970 no Colégio São Bento?; Como os conteúdos eram abordados e quais as relações com a metodologia de ensino adotada baseada na proposta de George Papy?; Quais as articulações destas práticas com a coleção de livros didáticos de autoria de George Papy, publicada na década de 1960?. Esta análise foi realizada, principalmente, por meio de cadernos escolares. Trata-se em particular de cadernos de um ex-aluno do Colégio São Bento. Tais cadernos são datados entre os anos de 1971 e 1976 e correspondem aos cursos ginasial e científico. Além disso, alguns deles são apontamentos das aulas do próprio D. Irineu, um dos professores do colégio e o principal responsável pelas mudanças que foram introduzidas neste período. Dessa forma, como considerado por Antonio Viñao Frago e Silvina Gvirtz, o conjunto dos cadernos localizados são fontes privilegiadas que potencializam análises da realidade material da instituição e de suas práticas, bem como articulações com outras fontes, como por exemplo, os livros didáticos e ou apostilas associadas às mudanças de método. A análise dos cadernos indica a utilização das metodologias propostas pelo matemático belga George Papy para a matemática escolar, adotados no referido colégio e adaptados no Brasil, principalmente quando comparados com os três primeiros volumes da coleção de livros didáticos escrito por ele. Cabe ainda destacar que a partir da análise dos cadernos foi possível compreender a confecção e o uso de algumas apostilas elaboradas por D. Irineu, de listas de atividades e de provas realizadas. Assim, essas produções escolares são relevantes como fontes para a historiografia da Educação Matemática no Brasil, pois refletem as propostas e adaptações do Movimento da Matemática Moderna, especialmente considerando a perspectiva adotada por Papy. Neste caso, a incorporação das propostas para o ensino da Matemática implantadas no Colégio São Bento, na cidade do Rio de Janeiro. Esta pesquisa amplia o debate sobre o este movimento, especialmente no Estado do Rio de Janeiro, pois além de o ocorrido no Colégio São Bento ter sido uma experiência ímpar e bem sucedida, atualmente as pesquisas realizadas sobre este momento focalizam o Estado de São Paulo. Apresentamos também como consequência de trabalho a catalogação das fontes e a produção de um inventário sumário, com uma pequena descrição dada a partir da seleção dos conteúdos de cada um dos cadernos, fragmentos de atividades, apostilas e provas.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/335
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