Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Faculdade de Educação - FEUFF
  • HEDUMAT - História e Educação Matemática - Niterói
  • HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Faculdade de Educação - FEUFF
  • HEDUMAT - História e Educação Matemática - Niterói
  • HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
EHED3_2013_DASSIE_COSTA.pdf (559.0Kb)

Sim
Collections
  • HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS COM O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO COLÉGIO DE SÃO BENTO
Dassie, Bruno Alves et al. | Posted on: 2013
Abstract
Propõe-se nesta comunicação a apresentação dos resultados da pesquisa intitulada As primeiras experiências com o movimento da Matemática Moderna no Colégio São Bento. A pesquisa tem por finalidade analisar as primeiras experiências em sala de aula do Movimento da Matemática Moderna ocorridas no Colégio São Bento, no Rio de Janeiro. A partir de 1968, o referido colégio adotou para a disciplina Matemática os métodos desenvolvidos pelo matemático George Papy, obtendo resultados positivos, apesar de o Movimento da Matemática Moderna seja lembrado como uma reforma que não obteve êxito. Neste trabalho são consideradas as seguintes questões norteadoras: Que conteúdos e tópicos de Matemática figuravam na década de 1970 no Colégio São Bento?; Como os conteúdos eram abordados e quais as relações com a metodologia de ensino adotada baseada na proposta de George Papy?; Quais as articulações destas práticas com a coleção de livros didáticos de autoria de George Papy, publicada na década de 1960?. Esta análise foi realizada, principalmente, por meio de cadernos escolares. Trata-se em particular de cadernos de um ex-aluno do Colégio São Bento. Tais cadernos são datados entre os anos de 1971 e 1976 e correspondem aos cursos ginasial e científico. Além disso, alguns deles são apontamentos das aulas do próprio D. Irineu, um dos professores do colégio e o principal responsável pelas mudanças que foram introduzidas neste período. Dessa forma, como considerado por Antonio Viñao Frago e Silvina Gvirtz, o conjunto dos cadernos localizados são fontes privilegiadas que potencializam análises da realidade material da instituição e de suas práticas, bem como articulações com outras fontes, como por exemplo, os livros didáticos e ou apostilas associadas às mudanças de método. A análise dos cadernos indica a utilização das metodologias propostas pelo matemático belga George Papy para a matemática escolar, adotados no referido colégio e adaptados no Brasil, principalmente quando comparados com os três primeiros volumes da coleção de livros didáticos escrito por ele. Cabe ainda destacar que a partir da análise dos cadernos foi possível compreender a confecção e o uso de algumas apostilas elaboradas por D. Irineu, de listas de atividades e de provas realizadas. Assim, essas produções escolares são relevantes como fontes para a historiografia da Educação Matemática no Brasil, pois refletem as propostas e adaptações do Movimento da Matemática Moderna, especialmente considerando a perspectiva adotada por Papy. Neste caso, a incorporação das propostas para o ensino da Matemática implantadas no Colégio São Bento, na cidade do Rio de Janeiro. Esta pesquisa amplia o debate sobre o este movimento, especialmente no Estado do Rio de Janeiro, pois além de o ocorrido no Colégio São Bento ter sido uma experiência ímpar e bem sucedida, atualmente as pesquisas realizadas sobre este momento focalizam o Estado de São Paulo. Apresentamos também como consequência de trabalho a catalogação das fontes e a produção de um inventário sumário, com uma pequena descrição dada a partir da seleção dos conteúdos de cada um dos cadernos, fragmentos de atividades, apostilas e provas.
[Texto sem Formatação]
Author
Dassie, Bruno Alves
Costa, Letícia Maria Ferreira da
Document type
Anais de Evento
Note
14p.
Source
DASSIE, B. A.; COSTA, L. M. F. As Primeiras Experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 3, 2013, Rio de Janeiro. Anais .... Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2013.
Subject(s)
Matemática moderna
Colégio de São Bento
Rio de Janeiro, RJ
Brasil
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/335
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram