CONCEPÇÕES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS DE ASSENTAMENTO DO MOVIMENTO DO TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST): CONTRIBUIÇÃO À DECOLONIZAÇÃO DO SABER
Pedagogias Decoloniais Brasileiras
Pensamento Decolonial
Educação rural
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra
Pedagogía del MST
Pedagogías Decoloniales Brasileñas
Pensamiento Decolonial
Abstract
Esta tese analisa as concepções e práticas pedagógicas em escolas de assentamento do
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e suas contribuições ao processo de
decolonização do saber. A opção pela Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem
Terra se deve ao fato de estar na base desse Movimento o questionamento das estruturas sociais
e da cultura que as legitima. Ao longo da tese, proponho uma reflexão sobre o sistema colonial
moderno e suas implicações, na formação da Sociedade Brasileira, considerando seus
rebatimentos na educação. Apresento os elementos que estruturam a pedagogia do MST,
buscando investigar suas conexões com o pensamento decolonial, e analiso as práticas
pedagógicas em escolas de assentamento do MST e suas contribuições à decolonização do
saber. Utilizo como categorias de análise conceitos do campo do pensamento decolonial,
priorizando pensadores decoloniais brasileiros que refletem sobre a educação e a escola,
levando em conta a estrutura social brasileira. Entre eles estão Luiz Rufino (2019, 2021),
Antônio Bispo dos Santos (2023), Lélia Gonzales (1988, 2020), Nilma Lino Gomes (2012,
2017), Ailton Krenak (2019, 2020), Paulo Freire (2005) e Mota Neto (2016). Do ponto de vista
metodológico, os estudos baseiam-se em pesquisa bibliográfica, análise de documentos do MST
e das escolas pesquisadas e entrevistas semiestruturadas com educadores atuantes nas escolas
coordenadas pelo Movimento. Nas considerações finais, aponto novas questões e inquietações
suscitadas, que podem balizar futuras investigações nesse campo temático, como as
contribuições das práticas pedagógicas das escolas de assentamento para a reorganização da
pedagogia em escolas públicas urbanas.
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Document type
TeseSource
FERMAM, Renata Araujo de Castro. Concepções práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): contribuição à decolonização do saber. 2024. 200f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.Subject(s)
Pedagogia do MSTPedagogias Decoloniais Brasileiras
Pensamento Decolonial
Educação rural
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra
Pedagogía del MST
Pedagogías Decoloniales Brasileñas
Pensamiento Decolonial