GERÊNCIA DE FALHAS EM REDES: UMA ABORDAGEM USANDO APRENDIZADO DE MÁQUINAS
Rede de service desk
Aprendizado de máquina
Aprendizado de máquina
Rede de comunicação de computadores
Fault management
Service desk network
FCAPS
ITIL
AI
Machine learning
Abstract
A gerência de falhas em redes é fundamental para garantir o funcionamento contínuo e eficiente das infraestruturas de comunicação. Ela é de grande importância para assegurar a disponibilidade e a confiabilidade dos serviços de rede, minimizando o impacto de possíveis interrupções no desempenho e na produtividade. Atualmente, a gerência de falhas é realizada por meio de métodos tradicionais, que envolvem monitoramento manual e resposta reativa, bem como através de abordagens mais modernas, que utilizam tecnologias avançadas como o Aprendizado de Máquina para prever e mitigar problemas de forma proativa. Neste trabalho, apresenta-se a base teórica sobre gerenciamento de falhas, incluindo as normas utilizadas, o modelo FCAPS (Fault, Configuration, Accounting, Performance, Security) e o framework ITIL (Information Technology Infrastructure Library). O objetivo deste estudo é demonstrar duas abordagens para a análise de falhas em uma rede de service desk: o método tradicional e a modelagem utilizando Aprendizado de Máquina. Ambas abordagens buscam evidenciar como a integração de técnicas de IA (Inteligência Artificial) e uso de melhores práticas podem aprimorar o gerenciamento de falhas, aumentando a eficiência na identificação e resolução de problemas na rede
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
RODRIGUES, Júlia Maia Guimarães; OLIVEIRA, Marielly da Silva de. Gerência de falhas em redes: uma abordagem usando aprendizado de máquinas. 2024. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.Subject(s)
Gerência de falhasRede de service desk
Aprendizado de máquina
Aprendizado de máquina
Rede de comunicação de computadores
Fault management
Service desk network
FCAPS
ITIL
AI
Machine learning