ECONOMIA COMPORTAMENTAL E O FENÔMENO BLACK FRIDAY NO E-COMMERCE BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DO EFEITO FRAMING
Efeito de enquadramento
Enquadramento de objetivos
Black Friday
Comércio eletrônico
Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Varejo
Behavioral economics
Efeito framing
Goal framing
Black Friday
E- commerce
Abstract
Nas últimas décadas, desenvolveu-se uma nova visão sobre as preferências individuais, denominada "economia comportamental". É um campo de pesquisa multidisciplinar que combina conhecimentos da economia, psicologia, entre outras áreas, ao tentar explicar o comportamento humano de tomada de decisão, tendo como um de seus principais objetivos a compreensão do comportamento do consumidor. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo estudar a presença do efeito framing nas estratégias de vendas do fenômeno Black Friday no e-commerce brasileiro. A metodologia utilizada neste estudo corresponde ao método exploratório e descritivo, de cunho qualitativo, baseado em pesquisas bibliográficas. O objetivo foi cumprido, pois, ao analisar as estratégias de venda utilizadas na Black Friday on-line no Brasil, foram identificadas e apresentadas as semelhanças com o conceito de framing, especificamente o goal framing.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
ZAGO, Roberta de Abreu. Economia comportamental e o fenômeno Black Friday no e-commerce brasileiro: uma análise do efeito framing. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Economia comportamentalEfeito de enquadramento
Enquadramento de objetivos
Black Friday
Comércio eletrônico
Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Varejo
Behavioral economics
Efeito framing
Goal framing
Black Friday
E- commerce