IMPLICAÇÕES SOCIOESPACIAIS DA RESTRIÇÃO DA OFERTA DO ENSINO PÚBLICO ESTADUAL NO RIO DE JANEIRO
Geografia da Educação
Justiça Territorial
Política educacional
Escola pública
School Closing
Geography of Education
Territorial Justice
Abstract
Por mais de uma década o Estado do Rio de Janeiro tem sido palco para a execução
de políticas públicas educacionais destinadas ao atendimento de interesses
econômicos neoliberais. Dentro desse contexto, com o intuito de reduzir custos e
melhorar os índices educacionais, dezenas de escolas estaduais foram fechadas. O
fechamento dessas escolas, no âmbito do Município do Rio de Janeiro entre os anos
de 2010 e 2018, é o objeto desta tese, que buscou responder a seguinte questão:
Quais as implicações socioespaciais atreladas ao fechamento de escolas públicas
estaduais no Município do Rio de Janeiro? Para responder a essa questão foi
estabelecido como objetivo geral: compreender, as condições geo-históricas e as
consequências socioespaciais intrínsecas à restrição da oferta do ensino público
estadual no Município do Rio de Janeiro tendo em vista a justiça territorial urbana. E
como objetivos específicos: i) estabelecer uma revisão teórica sobre Geografia da
Educação e Justiça Territorial; ii) determinar a coimplicação entre o quantitativo de
escolas fechadas e a redução de matrículas; iii) Evidenciar como os aportes teóricometodológicos
da Geografia da Educação e da Justiça Territorial ajudam a
compreender o fechamento de escolas; iv) Desvelar a lógica espacial do fechamento
de escolas e suas implicações socioespaciais. Visando criar meios para que essa
discussão possa ser apropriada pelo campo de investigação geográfica é utilizada
como solo teórico a interseção entre Geografia da Educação e Justiça Territorial. A
metodologia operacional empregada está pautada em métodos mistos de coleta,
descrição e análise de dados. Como resultados observa-se um elevado número de
escolas fechadas e matrículas extintas, além de uma drástica redução do quantitativo
de professores, contexto associado principalmente à “otimização” de turmas, pautadas
no argumento tendencioso de combate à ociosidade dos espaços escolares. Em face
desses resultados, considerou-se necessário expor as políticas educacionais
empregadas no processo de fechamento de escolas e comprovar a restrição da
experiência escolar para os grupos sociais menos favorecidos.
[Texto sem Formatação]
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Document type
TeseSource
SILVA, Suzana Campos. Implicações socioespaciais da restrição da oferta do ensino público estadual no Rio de Janeiro. 2023. 120 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
Fechamento de EscolasGeografia da Educação
Justiça Territorial
Política educacional
Escola pública
School Closing
Geography of Education
Territorial Justice