xmlui.metadata.dc.contributor.author | MARQUES, Miriam | |
xmlui.metadata.dc.contributor.author | MENDES, Miriam | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2024-08-01T16:58:15Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2024-08-01T16:58:15Z | |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33834 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | Historicamente, os povos do campo têm seu direito a educação negligenciado pelas políticas
educacionais, que não foram (e ainda não são) articuladas ao projeto de vida e aos territórios
camponeses. Nesse sentido, é necessário que pesquisas sejam realizadas a fim de romper com
esse paradigma e protagonizar as pessoas que vivem e se (re)produzem socialmente no meio
rural. À vista disso, proponho uma imersão nas experiências vivenciadas no território analisado
com a Educação do/no Campo, visto que tenho minha origem sócio-histórica territorializada no
campesinato e minha identidade foi e continua sendo construída no referido território. Minha
práxis evidencia precariedades das políticas públicas pensadas para o campo. A pesquisa busca
averiguar se (e como) as políticas públicas são elaboradas e aplicadas junto aos sujeitos sociais
da referida comunidade. Por isso, o objetivo deste trabalho consiste em investigar de que modo
as políticas públicas atendem os sujeitos do campo. A base metodológica para atingir tal
objetivo, será uma abordagem qualitativa fenomenológica, que consiste na aproximação da
autoetnografia em diálogo com “escrevivência”, inspirada na obra de Conceição Evaristo. No
entanto, outros procedimentos técnicos também serão adotados, tais como: pesquisa
documental e bibliográfica; realização de entrevistas semiestruturadas com sujeitos/atores
sociais que atravessam e são atravessados pela minha trajetória, a caderneta de campo e a
observação participante. Tais procedimentos se complementam na busca de elucidar o caminho
para a construção de políticas públicas territorializadas nas demandas da população camponesa.
Além disso, espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para a práxis docente e na luta
por uma educação que seja alicerçada na Pedagogia da Alternância, que considere a realidade
dos educandos, valorizando sua identidade e cultura, e que contribua com o protagonismo dos
sujeitos do campo. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO NO CONTEXTO TERRITORIAL DE ESPÍRITO SANTINHO - CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Dissertação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Mestrado acadêmico | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Campos dos Goytacazes, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | MALAGOLI, Marco Antonio Sampaio | |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |