Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/339
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Flávia-
dc.date.accessioned2014-07-09T19:28:35Z-
dc.date.available2014-07-09T19:28:35Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSOARES, F. S. Ensino de Matemática e Matemática Moderna em Congressos no Brasil e no mundo. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, p. 727-744, 2008. eISSN 1981-416X. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd1=2444&dd99=view>.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/339-
dc.description18p. ISSN 1518-3483. eISSN 1981-416X.pt_BR
dc.description.abstractO movimento de renovação de ensino conhecido como Matemática Moderna chegou ao Brasil na década de 60 impulsionado por reformas que estavam acontecendo em outros paises. Antes disso,no início do século XX, manifestações em prol de uma renovação do ensino da Matemática já aconteciam em vários congressos internacionais e continuaram a acontecer em congressos nos anos seguintes. Muitas das reivindicações e críticas levantadas na época foram as mesmas discutidas anos mais tarde, na década de 50. Pode-se dizer que as discussões travadas nesses congressos internacionais deram impulso ao surgimento do Movimento da Matemática Moderna em todo o mundo e ainda se constituíram num fórum de debates acerca da Matemática Moderna. O objetivo deste texto é retomar alguns dos temas presentes nos principais congressos realizados ao longo do século XX que proporcionaram um aumento das discussões sobre o ensino de Matemática, culminando no início do Movimento da Matemática Moderna. Além disso, pretende-se discutir como foram os primeiros congressos sobre o ensino da Matemática no Brasil e a sua importância para o movimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Soares (flasoares.rlk@gmail.com) on 2014-07-07T22:23:27Z No. of bitstreams: 1 DIALOGO_2008_SOARES.pdf: 174024 bytes, checksum: 64ecbcb427d81a42949d50a5aeff57b4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Maria Dulce (mdulce@ndc.uff.br) on 2014-07-09T19:28:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DIALOGO_2008_SOARES.pdf: 174024 bytes, checksum: 64ecbcb427d81a42949d50a5aeff57b4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-07-09T19:28:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIALOGO_2008_SOARES.pdf: 174024 bytes, checksum: 64ecbcb427d81a42949d50a5aeff57b4 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNATpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Diálogo Educacional, v. 8, p. 727-744, 2008.pt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleEnsino de matemática e matemática moderna em congressos no Brasil e no mundopt_BR
dc.title.alternativeMathematics teaching and modern mathematics in congress in Brazil and in the worldpt_BR
dc.typeArtigo de periódicospt_BR
dc.description.versionSimpt_BR
dc.subject.keywordEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.keywordCongressospt_BR
dc.subject.keywordMatemática modernapt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Severino Sombra / Instituto Superior de Tecnologiapt_BR
dc.subject.keywordotherMathematics teachingpt_BR
dc.subject.keywordotherCongresspt_BR
dc.subject.keywordotherModern mathematicspt_BR
dc.description.abstractotherThe renovation teaching movement known by Modern Mathematics arrived in Brazil in 1960s droved by reforms which have been happened in other countries. Before this, in thenbeginning of the twentieth century, manifestations on behalf of renovations of mathematics teaching have been happened in internationals congresses and continued in following years. Many of the claims and criticisms discussed in these congresses werethe same of the 1950s congresses’. We can say that the discussions in these congresses gave an impulse to the beginning of Modern Mathematics Movement around the world and they established as a forum debates about Modern Mathematics. The aim of this paper is to take again some of the subjects of the main congresses along the twentieth century which provided an increasing of the debates about the teaching of mathematics, culminating on Modern Mathematics Movement. Moreover, we intend to discuss how were the first Brazilian congresses about mathematics teaching and their importance to the Modern Mathematics Movement.pt_BR
dc.identifier.vinculationProfessorpt_BR
Appears in Collections:HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIALOGO_2008_SOARES.pdf169.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.