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EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM COMPONENTES CURRICULARES NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: UMA PROPOSTA DE MODELO DE CLASSIFICAÇÃO PARA FINS DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Corrêa, Mônica Marella | Posted on: 2017
Abstract
A educação ambiental (EA) vem sendo pensada e adotada desde a década de 70 por programas e organismos da Organização das Nações Unidas (ONU). Contudo, a partir da Rio+10, o termo educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) passou a ser incluído nos documentos oficiais e órgãos de fomento à formação de capacidades na educação pela ONU, entendendo-se o termo educação para o desenvolvimento sustentável como um desdobramento da educação ambiental. Atualmente, na literatura acadêmica especializada e em cursos de educação superior, encontram-se diferentes conceitos, definições e práticas em EA e EDS, o que nos leva a confusões ao tratarmos de conteúdos curriculares, seja em componentes na forma de disciplinas ou em temas transversais aos currículos. Portanto, a organização e representação das informações referentes a esses temas tornam-se de grande importância para uma melhor compreensão e para diminuir a confusão existente sobre seus entendimentos, assim como para possibilitar a recuperação da informação pertinente a esses temas. O presente estudo tem como objetivo propor, testar e trazer recomendações visando a construção de um modelo de classificação de conteúdos no campo da educação para o desenvolvimento sustentável, o qual possa ser aplicável para a elaboração e recuperação de informação acerca de ementas em componentes curriculares de ensino de graduação. A metodologia adotada divide-se em três etapas. Com base no referencial teórico, foi elaborado, por método dedutivo, um modelo de classificação sobre o domínio da EDS. Para sua aplicação ao caso de cursos presenciais de Graduação na Uff, no universo dos conteúdos curriculares ofertados entre 2011.2 e 2016.2, foi dimensionada uma amostra a partir do critério de filtragem de seleção de disciplinas que apresentassem os termos ‘ambient’, ‘sustent’, ‘ética’, ‘cidadania’ ou ‘responsabilidade social’ no título ou na ementa da disciplina, encontrando-se 758 registros de distintas disciplinas. Para o foco em educação para o desenvolvimento sustentável nessa amostra, para fins de teste do modelo de classificação de conteúdos proposto, foi realizada a sua aplicação em conteúdos curriculares que tivessem o termo ‘desenvolvimento sustentável’ em seus títulos, resultando em um total de 5 conteúdos curriculares. Os resultados da aplicação do modelo de classificação de conteúdos em educação para o desenvolvimento sustentável mostram que as ementas encontradas não estão cobrindo os conceitos do domínio de educação para o desenvolvimento sustentável incluídos no modelo proposto. E que há diversidade, falta de clareza e consistência na redação das ementas dos conteúdos curriculares. Recomendações são feitas no sentido de parâmetros para a redação de ementas, articulação dos conteúdos curriculares em educação para o desenvolvimento sustentável e sugestões para futuros estudos
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Publisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Educação ambiental
Educação para o desenvolvimento sustentável
Educação superior
Ensino de graduação
Representação da informação
Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Educação superior
Conteúdo curricular
Environmental education
Education for the sustainable development
Higher education
Undergraduate courses
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3425
License Term
CC-BY-SA
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