METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DA BASE LOGÍSTICA DE DEFESA E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS RELACIONADAS
Logística
Desenvolvimento Organizacional
Avaliação de Desempenho
Políticas Públicas
Defesa militar
Logística
Avaliação de desempenho
Política pública
Military Defense
Logistics
Organizational Development
Performance Evaluation
Public Policies
Desenvolvimento organizacional
Abstract
Dentre os estudos indissociáveis à plena compreensão dos fenômenos estudados pela Ciência Política, destacam-se aqueles relacionados à defesa. Na atualidade, o Estado Nacional Brasileiro oferece ao mundo um quadro singular e diferenciado de circunstâncias e desafios que o reconduziram a integrar-se ao cenário global do século XXI.
Além de expressivo produtor global de alimentos; de tratores e máquinas agrícolas; de aeronaves civis e militares; de petróleo e de biocombustíveis; e dotado de um mercado financeiro saudável, o Brasil apresenta também pela primeira vez na sua história os seguintes marcos: uma Constituição elaborada e aprovada por uma Assembléia Nacional Constituinte democraticamente eleita; uma Política de Defesa Nacional; e uma Estratégia Nacional de Defesa.
A importância dessa tripla conjunção pode ser interpretada como a primeira manifestação do Estado brasileiro sobre o que deva consistir a Defesa Nacional (expressado pela PDN); e como, de que forma e com que meios essa Defesa deva ser executada (explicitado na END).
Agrega-se a isso o fato de o Brasil desfrutar nos últimos anos (a partir da estabilidade política e do crescimento econômico, ressaltadas as recentes descobertas de petróleo na camada de pré-sal localizadas nas águas jurisdicionais brasileiras) de uma posição de destaque no plano internacional. Tais fatos exigem uma nova postura do Brasil no campo da Defesa, a qual deve ser consolidada, avaliada e, consequentemente, continuamente aperfeiçoada.
Dessa forma, torna-se fundamental avaliar se a Base Logística de Defesa (BLD) é capaz de suprir as necessidades de defesa do País (a sua eficácia); se isso é feito sem desperdício de recursos (se o sistema é eficiente); e se também está havendo contribuição para desenvolvimento tecnológico, econômico e o bem-estar social como um todo (impactos), com o propósito de prover o Estado com informações que o permitam aperfeiçoar políticas e estratégias públicas específicas à BLD, que contribuirão para o fim maior de suprir as necessidades de defesa do País.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
MADEIRA, Carlos Alberto de Abreu. Metodologia para avaliação da Base Logística de Defesa e das políticas públicas relacionadas. 2012. 124 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Estratégicos) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança, Instituto de Estudos Estratégicos, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.Subject(s)
Defesa MilitarLogística
Desenvolvimento Organizacional
Avaliação de Desempenho
Políticas Públicas
Defesa militar
Logística
Avaliação de desempenho
Política pública
Military Defense
Logistics
Organizational Development
Performance Evaluation
Public Policies
Desenvolvimento organizacional