A MILITARIZAÇÃO DO COMBATE AO NARCOTRÁFICO: O SEXÊNIO DE FELIPE CALDERÓN NO MÉXICO.
Narcotráfico
Militarização
México
Segurança internacional
Tráfico de drogas
International Security
Drug trafficking
Militarization
Mexico
Abstract
A presente dissertação pretende apresentar a adoção da estratégia de combate militarizado ao narcotráfico pelo governo de Felipe Calderón, no México entre 2006 e 2012, como uma tática de governo das populações e uma ferramenta de redimensionamento da estrutura e capacidade do Estado mexicano. A analítica do poder de Michel Foucault, seu conceito de biopolítica e seus estudos sobre a emergência do
Estado com seus dispositivos de segurança são utilizados como referenciais teórico-metodológicos, assim como elementos da teoria da securitização. A apresentação do contexto histórico da repressão ao narcotráfico no México colabora para a compreensão das procedências das condições que viabilizaram a “guerra às drogas” calderonista, indicando como o estudo da militarização do combate ao narcotráfico no México possibilita análises do redimensionamento dos dispositivos de segurança dos Estados, com possíveis desdobramentos na compreensão de processos similares na América Latina.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
MOTA, Jackeline Luciano. A Militarização do Combate ao Narcotráfico: o sexênio de Felipe Calderón no México. 2014. 174 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Estratégicos) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança, Instituto de Estudos Estratégicos, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.Subject(s)
Segurança InternacionalNarcotráfico
Militarização
México
Segurança internacional
Tráfico de drogas
International Security
Drug trafficking
Militarization
Mexico