Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Física - IF
  • IFF - Curso de Graduação em Física - Niterói
  • IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Física - IF
  • IFF - Curso de Graduação em Física - Niterói
  • IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
RAMON CESAR METELLO DOS SANTOS... (2.202Mb)

Collections
  • IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
DA ARCHÉ AO MODELO PADRÃO DA FÍSICA DE PARTÍCULAS: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE A HISTÓRIA DAS PARTÍCULAS FUNDAMENTAIS PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Santos, Ramon Cesar Metello dos
Abstract
Desde a década de 1980, estudiosos de Ensino de Física têm ressaltado a necessidade de inserir tópicos de Física Moderna e Contemporânea no currículo da Educação Básica. A partir disso, procurou-se embasar essa afirmativa nos documentos normativos da Educação Nacional e nos trabalhos de diversos pesquisadores a fim de relacionar como o estudo de tal área, com ênfase na Física de Partículas e no Modelo Padrão da Física de Partículas, por estudantes de Ensino Médio pode contribuir para a formação cidadã dos mesmos. Dessa forma, além de examinar a relevância de inserir a Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica, este trabalho se propõe a apresentar uma proposta de material didático que possa servir de embasamento teórico aos professores de Ensino Médio que tiveram pouco ou nenhum contato com a Física de Partículas durante sua formação acadêmica. Tal material foca no estudo da evolução dos constituintes fundamentais da matéria, partindo da concepção grega de arché como princípio formador, passando pelos Modelos Atômicos e pelo desenvolvimento da Física de Partículas, até culminar na explicação do Modelo Padrão da Física de Partículas enquanto teoria que descreve as partículas fundamentais e suas interações.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
SANTOS, Ramon Cesar Metello dos. Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
Subject(s)
Ensino de Física
Física de Partículas
Formação Cidadã
Material Didático
Ensino de Física
Física de Partículas
Formação Cidadã
Material Didático
Produção intelectual
Physics Teaching
Particle Physics
Citizenship Training
Courseware
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34360
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram