MASCULINIDADES E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE A LITERATURA
Gênero
Educação física escolar
Educação física
Masculinidade
Gênero
Masculinities
Gender
School physical education
Abstract
Este estudo tem como objetivo apresentar um levantamento sobre a literatura que a área da Educação Física produz sobre as questões das masculinidades. Para isso, com base em uma pesquisa bibliográfica e de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, efetuou um levantamento de obras no formato livro sobre Estudos de Gênero, com foco nas masculinidades na Educação Física entre 1995-2022, além da produção acadêmica sobre Estudos das Masculinidades apresentada no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONBRACE/CONICE), especificamente no âmbito Grupo de Trabalho Temático (GTT) Gênero, entre 2015-2021. Os resultados indicam 27 capítulos de livros e apenas 2 livros sobre Estudos das Masculinidades na Educação Física no Brasil. Deste total, 21 capítulos de livros e 2 livros assumem a masculinidade como temática protagonista, enquanto apenas 6 capítulos e 1 livro relacionam as masculinidades com a Educação Física escolar. No que tange aos trabalhos apresentados no GTT Gênero, nos CONBRACEs/CONICEs foram identificados 8 trabalhos sobre estudos das masculinidades associados com a Educação Física Escolar, indicando ser esta uma temática emergente. Além disso, dentre as principais teorias sobre masculinidades utilizadas no Brasil para análise das práticas corporais, identificamos a Teoria da masculinidade Hegemônica de Connell (1995, 2000, 2003) e Connell e Messerschmidt (2013) como a mais utilizada e a teoria da masculinidade Inclusiva de Anderson (2005) como uma boa ferramenta pedagógica. Consideramos necessário problematizar a escassez de produção acadêmica sobre Estudos das Masculinidades na Educação Física, especificamente no formato livro e no âmbito do GTT Gênero, no CONBRACE/CONICE. Estudos futuros precisam investigar as principais teorias das masculinidades, problematizar as relações entre práticas corporais e a construção das masculinidades nas aulas de Educação Física, além de proporem soluções pedagógicas para abordar esta temática no ensino dos conteúdos da Educação Física escolar.
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
MasculinidadesGênero
Educação física escolar
Educação física
Masculinidade
Gênero
Masculinities
Gender
School physical education