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Title: Eficácia das intervenções educativas de autocuidado em pacientes com insuficiência cardíaca hospitalizados: um protocolo de revisão sistemática
Authors: Pinto, Clarissa Rocha Moreira
metadata.dc.contributor.advisor: Cavalcanti, Ana Carla Dantas
metadata.dc.contributor.members: Cavalcanti, Ana Carla Dantas
Paiva, Enu Dórea
Pereira, Juliana de Melo Vellozo
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Pinto, Clarissa Rocha Moreira. Eficácia das intervenções educativas de autocuidado em pacientes com insuficiência cardíaca hospitalizados: um protocolo de revisão sistemática. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2016.
Abstract: Introdução: Este estudo teve o objetivo de criar um protocolo de revisão sistemática sobre o efeito das intervenções educativas no autocuidado de pacientes com insuficiência cardíaca hospitalizados. Apesar da importância destes desfechos para este grupo de pacientes, ainda não existem revisões sistemáticas disponíveis. Metodologia: Trata-se da primeira parte de um estudo de revisão sistemática pautado no modelo do The Joanna Briggs Institute - Evidence Synthesis Groups. Nesta fase foi elaborado o protocolo que tem como questão: Quais são as intervenções educativas eficazes para melhorar o autocuidado de adultos e idosos com insuficiência cardíaca hospitalizados? Foram selecionados os descritores para o alcance de maior quantidade de publicações a partir da estratégia PICO. Posteriormente, foram estabelecidos os critérios de elegibilidade, fases da seleção, as bases de dados que serão utilizadas para busca e as informações que deverão ser extraídas dos estudos a serem analisados. Dois peritos cadastrados no The Joanna Briggs Institute foram convidados a participar do estudo e cadastrados no sistema, junto ao título da revisão. Resultados: Foi preparado um protocolo de revisão sistemática que será submetido ao The Joanna Briggs Institute - Evidence Synthesis Groups e quando aceito, o protocolo será publicado na base da Joanna Briggs. Os descritores utilizados para a busca nas bases de dados foram MEDLINE, CINAHL,COCHRANE LIBRARY, JBI, LILACS, SCOPUS e Banco de dados da Capes foram: heart failure, nursing e self care, considerando como critérios de inclusão na busca, estudos em adultos maiores de 18 anos de idade, com pacientes com insuficiência cardíaca hospitalizados, que avaliaram o efeito de intervenções educativas eficazes na qualidade de vida, adesão e autocuidado; com delineamento experimental ou quase experimental, assim como, estudos sem randomização com grupo único pré e pós teste; séries temporais ou caso controle; indexados em bases de dados publicados em inglês, espanhol ou português, sem corte temporal; e excluídos, estudos sem determinação de metodologia clara, teses e dissertações e publicações com impossibilidade de acesso à publicação impressa ou online. Após a seleção dos artigos de acordo com os critérios de elegibilidade, os dados extraídos serão as intervenções, populações, métodos de estudo e resultados. Em seguida, os dados quantitativos serão, agrupados em meta-análise estatística utilizando o JBI-MAStARI. A heterogeneidade será avaliada utilizando o Qui-quadrado padrão, no entanto, quando o agrupamento estatístico não for possível, os resultados serão apresentados em forma narrativa. Discussão: A revisão sistemática tem por intuito sintetizar as evidências científicas encontradas, a fim de implementar uma prática baseada em evidências, que neste estudo apresentará as melhores intervenções educativas para pacientes com insuficiência cardíaca hospitalizados. Essa prática garante a integralidade da assistência (de forma individual ou coletiva), oferecendo maior segurança, melhora na qualificação para a tomada de decisões assistenciais, e incorporação de novas tecnologias, e inovação do cuidado. Conclusão: O protocolo criado servirá como base para um estudo sistematizado e de maior impacto científico.
metadata.dc.description.abstractother: Introduction: This study aimed to create a systematic review protocol on the effect of educational interventions on self-care of hospitalized patients with heart failure. Despite the importance of these outcomes for this group of patients, no systematic reviews have yet been available. Methodology: This is the first part of a systematic review study based on the model of The Joanna Briggs Institute - Evidence Synthesis Groups. At this stage, the protocol was elaborated: What are the effective educational interventions to improve the self-care of hospitalized adults and elderly with heart failure? Descriptors were selected to reach the greatest number of publications from the PICO strategy. Subsequently, the eligibility criteria, selection stages, the databases to be used for searching and the information to be extracted from the studies to be analyzed were established. Two experts registered at The Joanna Briggs Institute were invited to participate in the study and enrolled in the system, along with the title of the review. Results: A systematic review protocol was prepared which will be submitted to The Joanna Briggs Institute - Evidence Synthesis Groups and when accepted, the protocol will be published on the basis of Joanna Briggs. The descriptors used to search the databases were MEDLINE, CINAHL, COCHRANE LIBRARY, JBI, LILACS, SCOPUS and Capes database were: heart failure, nursing and self care, considering as inclusion criteria in the search, studies in adults Over 18 years of age, hospitalized patients with heart failure who evaluated the effect of effective educational interventions on quality of life, adherence and self-care; With experimental or quasi-experimental design, as well as, studies without randomization with single group pre and post test; Time series or control case; Indexed in databases published in English, Spanish or Portuguese, without temporal cut; And excluded, studies without determination of clear methodology, theses and dissertations and publications with inability to access print or online publication. After selecting the articles according to the eligibility criteria, the data extracted will be the interventions, populations, methods of study and results. Then the quantitative data will be grouped in statistical meta-analysis using the JBI-MAStARI. The heterogeneity will be evaluated using the standard Chi-square, however, when statistical grouping is not possible, the results will be presented in narrative form. Discussion: The systematic review aims to synthesize the scientific evidence found in order to implement an evidence-based practice, which in this study will present the best educational interventions for hospitalized patients with heart failure. This practice guarantees the integrality of care (individually or collectively), providing greater security, improving qualification for care decision making, and incorporation of new technologies, and innovation of care. Conclusion: The protocol created will serve as the basis for a systematic study and of greater scientific impact.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3460
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