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CONSUMO COLABORATIVO E MEIO AMBIENTE: UM ESTUDO DA RELEVÂNCIA DA PREOCUPAÇÃO COM A QUESTÃO AMBIENTAL E DA CRÍTICA AO CONSUMISMO EM REDES AUTOGESTIONADAS
Vasconcelos, Déborah Shirley de | Postado em: 2016
Resumo
Esta dissertação tem como tema central o consumo colaborativo, uma proposta que ganha força e destaque na última década e que envolve a emergência de práticas que são apontadas como uma “nova forma” de consumo. No consumo colaborativo o acesso a bens e serviços se dá sem que haja necessariamente aquisição de um produto ou custo entre as partes envolvidas no processo, o que permitiria que as pessoas percebessem o benefício do acesso aos produtos ao invés da sua posse. A pesquisa tem como objetivo entender a relevância da preocupação com a questão ambiental e da crítica ao consumismo em redes de consumo colaborativo. Para proceder a essa investigação, elege-se como objeto as redes autogestionadas formadas de forma independente, que utilizam a ferramentas de Grupo do Facebook e cujo foco recai sobre os chamados mercados de redistribuição (BOTSMAN; ROGERS, 2011). A pesquisa tem um caráter qualitativo, utilizando-se do método etnográfico e recorre-se à combinação de três técnicas: observação participante, entrevista semiestruturada (com os administradores dos grupos) e questionário com perguntas fechadas e abertas (voltado à todos os integrantes do grupo). Esta última técnica, ainda que não seja comum em pesquisas qualitativas, permite ter uma maior abrangência de respostas e auxilia na verificação dos dados levantados a partir da aplicação das duas primeira técnicas. A partir desse método e combinação de técnicas, assim como da pesquisa bibliográfica preliminar realizada utilizando diferentes autores e escolas em seus possíveis diálogos, é possível perceber que a preocupação com questão ambiental é secundária, não sendo o fator principal para os integrantes desses grupo mas, de uma forma geral, há uma relevante crítica à aspectos do consumismo
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Dissertação
Assunto(s)
Consumo colaborativo
Meio ambiente
Redes sociais
Consumo (Economia)
Bens de consumo
Meio ambiente
Collaborative consumption
Environment
Social networks
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3462
Termo da Licença
CC-BY-SA
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