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dc.contributor.advisorAtem, Guilherme Nery-
dc.contributor.authorVasconcelos, Déborah Shirley de-
dc.date.accessioned2017-05-08T14:55:06Z-
dc.date.available2017-05-08T14:55:06Z-
dc.date.issued2017-05-08-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3462-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como tema central o consumo colaborativo, uma proposta que ganha força e destaque na última década e que envolve a emergência de práticas que são apontadas como uma “nova forma” de consumo. No consumo colaborativo o acesso a bens e serviços se dá sem que haja necessariamente aquisição de um produto ou custo entre as partes envolvidas no processo, o que permitiria que as pessoas percebessem o benefício do acesso aos produtos ao invés da sua posse. A pesquisa tem como objetivo entender a relevância da preocupação com a questão ambiental e da crítica ao consumismo em redes de consumo colaborativo. Para proceder a essa investigação, elege-se como objeto as redes autogestionadas formadas de forma independente, que utilizam a ferramentas de Grupo do Facebook e cujo foco recai sobre os chamados mercados de redistribuição (BOTSMAN; ROGERS, 2011). A pesquisa tem um caráter qualitativo, utilizando-se do método etnográfico e recorre-se à combinação de três técnicas: observação participante, entrevista semiestruturada (com os administradores dos grupos) e questionário com perguntas fechadas e abertas (voltado à todos os integrantes do grupo). Esta última técnica, ainda que não seja comum em pesquisas qualitativas, permite ter uma maior abrangência de respostas e auxilia na verificação dos dados levantados a partir da aplicação das duas primeira técnicas. A partir desse método e combinação de técnicas, assim como da pesquisa bibliográfica preliminar realizada utilizando diferentes autores e escolas em seus possíveis diálogos, é possível perceber que a preocupação com questão ambiental é secundária, não sendo o fator principal para os integrantes desses grupo mas, de uma forma geral, há uma relevante crítica à aspectos do consumismopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (ppgmc@vm.uff.br) on 2017-05-04T18:18:38Z No. of bitstreams: 1 dissertação déborah vasconcelos - versão banca.pdf: 1508796 bytes, checksum: 83c8082b128e0d76d53fe06e40045093 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Josimara Dias Brumatti (bcgdigital@ndc.uff.br) on 2017-05-08T14:55:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação déborah vasconcelos - versão banca.pdf: 1508796 bytes, checksum: 83c8082b128e0d76d53fe06e40045093 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipFundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen accesspt_BR
dc.titleConsumo colaborativo e meio ambiente: um estudo da relevância da preocupação com a questão ambiental e da crítica ao consumismo em redes autogestionadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordConsumo colaborativopt_BR
dc.subject.keywordMeio ambientept_BR
dc.subject.keywordRedes sociaispt_BR
dc.contributor.membersRett, Lucimara-
dc.contributor.membersTavares Junior, Frederico Augusto-
dc.degree.levelMestrado acadêmicopt_BR
dc.subject.descriptorConsumo (Economia)pt_BR
dc.subject.descriptorBens de consumopt_BR
dc.subject.descriptorMeio ambientept_BR
dc.subject.keywordotherCollaborative consumptionpt_BR
dc.subject.keywordotherEnvironmentpt_BR
dc.subject.keywordotherSocial networkspt_BR
dc.description.abstractotherThis dissertation is focused on the collaborative consumption, a proposal that gains power then highlight in the last decade and that involves the emergence of practices that are seen as a "new way" of consumption. In collaborative consumption access to goods and services is given without necessarily buying a product or cost between the parties involved in the process, which would allow people to understand the benefit of access to goods rather than their possession. The research aims to understand the importance of concern for environmental issues and the critique of consumerism in collaborative consumption networks. To carry out this research, is elected as the object self-organized networks formed independently using the Facebook Group tools and whose focus is on so-called redistribution markets (BOTSMAN; ROGERS, 2011). The research has a qualitative, using the ethnographic method and refers to the combination of three techniques: participant observation, semi-structured interview (with administrators group) and questionnaire with closed and open questions (aimed at all members of the group ). The latter technique, although it is not common in qualitative research, allows for a wider range of responses and assists in verifying the data collected from the application of the first two techniques. From this method and combination of techniques, as well as the preliminary literature search performed using different authors and schools in their possible dialogue, it is possible that the concern with environmental issues is secondary, not the main factor for the members of these groups but, in general, there is a relevant criticism of aspects of consumerismpt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Arte e Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Mídia e Cotidianopt_BR
dc.degree.date2016-07-20-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:PPGMC - Teses e Dissertações

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