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Title: Vozes insurrectas num mundo em crise: Camões e Jorge de Sena sob uma leitura maneirista
Authors: Machado, Rodrigo Corrêa Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Maffei, Luis Cláudio de Sant'Anna
metadata.dc.contributor.members: Roani, Gerson Luiz
Silveira, Jorge Fernandes da
Alves, Ida Maria Santos Ferreira
Leal, Paula Glenadel
Issue Date: 2016
Abstract: Este trabalho se propõe a analisar comparativamente as obras de dois importantes poetas portugueses: Luís de Camões e Jorge de Sena. Como eixo temático, me baseei, sobretudo, nas possibilidades abertas pelo Maneirismo a toda a arte (com enfoque na poesia) no que diz respeito à violação, profanação, ressignificação de si mesma dentro e além da sua história. Essa leitura maneirista das obras camonianas e senianas se deu de forma alegórica, não histórica, de forma a nos possibilitar, a princípio, investigar o próprio lugar do poeta que Camões e Sena assinalam em seus escritos e, a posteriori, buscar apresentar uma relação entre os conceitos de ―apetite em razão‖, do autor d‘Os Lusíadas, e ―testemunho‖, do autor de Metamorfoses. Para ambos os autores, o poeta é um ser em exílio, à margem, angustiado pelo mundo fragmentado em que vive, pelas desrazões a que é submetido cotidianamente e que vê na palavra a possibilidade de subverter a ordem, de profaná-la. Dessa forma, a poesia de Camões e Jorge de Sena constitui-se palco para as manifestações das experiências interiores que possuem do erotismo, da guerra, do exílio, fazendo com que, a partir do individual, a palavra poética toque os universais da existência humana. Os dois poetas são paradoxais: escritores do seu tempo e à frente dele que, ao falarem de si próprios, atingem a mais universal humanidade
metadata.dc.description.abstractother: This study aims to comparatively analyze the works of two important Portuguese poets: Luís de Camões and Jorge de Sena. As main theme we rely mainly on the possibilities opened up by Mannerism to the artwork (with a focus on poetry) with regard to rape, defilement, reframing itself within and beyond its history. This Mannerist reading of Camoniana and Seniana‘s work took place in an allegorical way, not historical in order to enable us, in principle, to investigate the actual place of the poet Camões and Sena mark in his writings and in retrospect, seek to present a relationship between the concepts of "transformar apetite em razão", the author of Os Lusíadas, and "Testemunho", the author of Metamorfoses. For both authors, the poet is a being in exile on the sidelines, distressed by the fragmented world in which he lives, by no-reasons that undergoes daily and you see the word the possibility of subverting the order of profane it. Thus, the poetry of Camões and Sena Jorge constitutes stage for the manifestations of inner experiences that have eroticism, war, exile, making, from the individual, the poetic word touch the universals of human existence . The two poets are paradoxical: writers of his time and ahead of him, when speaking of themselves, reach more universal humanity
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3464
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