PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO TRAINEE ACERCA DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM UM HOSPITAL DE ENSINO DA REDE PÚBLICA: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO
Ensino
Percepção
Hospitais de Ensino
Aprendizagem
Ensino
Percepção
Hospitais de Ensino
Learning
Teaching
Perception
Teaching Hospitals
Aprendiendo
Enseñando
Percepción
Hospitales Docentes
Apprentissage
Enseignement
Perception
Hôpitaux Universitaires
Abstract
O processo ensino aprendizagem do enfermeiro recém-formado trainee a partir da sua inserção em um programa de treinamento em serviço no âmbito hospitalar de ensino é parti da estratégia de capacitação profissional na vida profissional é uma oportunidade de articular ensino serviço na obtenção da experiencia profissional; tendo como proposta promover a qualificação do enfermeiro recém-formado para atuação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e proporcionando, nestes espaços, desenvolver o conhecimento crítico-reflexivo ao vivenciar práticas significativas no processo de aprendizado profissional. Tem-se como Objetivo geral: Compreender como o enfermeiro trainee percebe o processo de ensino aprendizagem em uma unidade hospital de ensino da rede pública do município do Rio de Janeiro/RJ. E como Objetivos específicos: Descrever como os enfermeiros trainee percebem o processo de ensino aprendizagem num programa de treinamento profissional e analisar a luz de Merleau-Ponty como os enfermeiros trainee percebem e vivenciam o processo de ensino aprendizagem num programa de treinamento profissional e desenvolver um sistema web como uma ferramenta tecnológica de ensino aprendizagem e de interatividade contribuindo para a capacitação profissional do trainee. Metodologia: Trata-se de um estudo fenomenológico, descritivo com abordagem qualitativa, tendo como campo de pesquisa um Hospital Municipal de Ensino e Saúde. Elencou- se como participantes do estudo os enfermeiros do programa de treinamento que tenham concluído cinquenta por cento (288) da carga horária exigida e devidamente registados no centro de estudos. O critério de exclusão aplicado aos participantes que não concluíram a carga horária exigida do programa de treinamento. Realizou-se a entrevista fenomenológica mediada pela seguinte questão norteadora: Como os enfermeiros trainee percebem o processo ensino aprendizagem no hospital de ensino? O tratamento dos dados ocorreu através da proposta metodológica de Amadeo Giorgi. Resultados: Os resultados mostram a importância do serviço de formação em saúde como fator relevante para a inserção na vida profissional do estudante de enfermagem recém-formado, com o fim de compreender e dar visibilidade ao processo de ensino aprendizagem, assim como incentivar outras instituições de saúde do SUS, constituindo novos espaços de saúde e serviço. Como instrumento de validação, foi desenvolvido um programa de formação on-line denominado Trainee Web (T WEB), proporcionando ao trainee a possibilidade de interatividade profissional entre pares com discussão de experiências como: clínicas práticas, protocolos padronizados para gerenciamento de serviços de enfermagem e atendimento de guias. Conclusão: Aprimorar as práticas assistenciais vivenciadas pelo trainee, assim o portfólio digital permitirá melhor aproveitamento como ferramenta de comunicação a distância, articulando o pensamento crítico reflexivo dos enfermeiros trainee aptos a atuar no SUS no atendimento à população.
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Document type
TeseSource
DEUS, Vilza Aparecida Handan de. Percepção do enfermeiro trainee acerca do processo ensino aprendizagem em um hospital de ensino da rede pública: um estudo fenomenológico. 2023. 116 f. Tese (Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
AprendizagemEnsino
Percepção
Hospitais de Ensino
Aprendizagem
Ensino
Percepção
Hospitais de Ensino
Learning
Teaching
Perception
Teaching Hospitals
Aprendiendo
Enseñando
Percepción
Hospitales Docentes
Apprentissage
Enseignement
Perception
Hôpitaux Universitaires