LÍNGUA E ENSINO - OBJETOS PARADOXAIS: A CONTRADIÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Língua portuguesa
Ensino
Objetos paradoxais
História das Ideias Linguísticas/Análise do Discurso
Língua portuguesa
Ensino da língua portuguesa
Language
Portuguese language
Teaching
Paradoxical objects
Linguistic ideas history/discourse analysis
Freitas, Ronaldo Adriano de | Posted on:
2015
Abstract
A questão da contradição no ensino de língua portuguesa é tratada nesse trabalho a partir do
gesto de se atribuir a Língua e Ensino o status de objetos paradoxais - formulação de Pêcheux
que sustenta nossa investigação -, o que se dá sob o referencial teórico da História das Ideias
Linguísticas (Auroux/Orlandi) em interlocução com a Análise do Discurso
(Pêcheux/Orlandi). Enfatizamos com esse gesto a complexidade da produção de sentidos do
sintagma ensino de língua portuguesa, formulação erigida por esses dois objetos paradoxais,
que se constituem em posições antagônicas e interdependentes: Língua como fluidez e
padrão; Ensino como libertação e reprodução. Investigamos aqui, as formas pelas quais essa
contradição é materializada em crônicas disponibilizadas na internet, produzidas por
escritores na mídia hegemônica entre 1998 e 2012 - período marcado por acontecimentos
discursivos que reestruturam as matrizes de sentido sobre o ensino de língua portuguesa, em
especial, pelo funcionamento discursivo da noção de variação linguística, a qual captura
determinados aspectos da fluidez da língua, desestabilizando o sentido dominante de ensino
de língua portuguesa. O lugar da mídia e do escritor nesse processo são inseridos pela noção
de sobredeterminação, pelo qual enfatizamos a complexidade da constituição dos objetos
paradoxais que analisamos; para isso, apresentamos uma revisão de princípios da Análise do
Discurso e uma ligação entre esses princípios e o conceito de rizoma (Deleuze/Guattari).
Partindo dessa ligação e considerando o caráter histórico da constituição desses sentidos,
procuramos historicizar a relação entre o desenvolvimento das ideias linguísticas no Brasil
e a criação de instrumentos educacionais que regulam o ensino da língua e, assim, lhe
atribuem sentidos; apresentamos então formas de institucionalização, reformulação e
ancoragem histórica desses sentidos. As análises que desenvolvemos apontaram, em
especial, o funcionamento discursivo das construções adversativas como tentativas de
estabilização de sentidos em disputa; marcas discursivas da constituição contraditória dos
objetos analisados. As reflexões produzidas são, ao final, apresentadas como possibilidade
de ancoragem para produções de sentidos que transbordem as práticas discursivas vigentes
sobre o ensino de língua portuguesa
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSubject(s)
LínguaLíngua portuguesa
Ensino
Objetos paradoxais
História das Ideias Linguísticas/Análise do Discurso
Língua portuguesa
Ensino da língua portuguesa
Language
Portuguese language
Teaching
Paradoxical objects
Linguistic ideas history/discourse analysis
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