AVALIAÇÃO DO PERFIL DE RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS EM ENTEROBACTERIACEAE ISOLADAS DE SALADAS DE HORTALIÇAS CRUAS PRONTAS PARA CONSUMO
Resistência a antimicrobianos
Enterobacteriaceae
Hortaliças cruas prontas para consumo
Produção intelectual
Abstract
Hortaliças cruas prontas são fontes de vitaminas, fibras e sais minerais. Entretanto, alimentos consumidos de forma crua podem carrear bactérias patogênicas da família Enterobacteriaceae. Cepas patogênicas de Enterobacteriaceae podem causar infecção intestinal e extraintestinal, necessitando o uso de antimicrobianos para o tratamento. Os β-lactâmicos são antimicrobianos muito utilizados na área clínica devido à alta eficácia e baixa toxicidade em células eucariontes. A resistência das Enterobacteriaceae a β- lactâmicos dificulta o tratamento das infecções extraintestinais, aumentando as taxas de morbidade e mortalidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil de resistência a antimicrobianos em cepas de Enterobacteriaceae isoladas de hortaliças cruas prontas para o consumo. Um total de 145 cepas pertencentes a família Enterobacteriaceae foram isolados. As espécies mais isoladas foram Klebsiella pneumoniae (52; 35,86%) e Enterobacter cloacae (32; 22,07%). Por meio do teste disco difusão foram identificadas 17 (11,72%) cepas sensíveis a todos os antimicrobianos testados, 36 (24,84%) cepas com fenótipo intermediário de resistência a algum antimicrobiano e 92 (63,44%) cepas resistentes a pelo menos um antimicrobiano, com destaque para Klebsiella pneumoniae. Seis cepas apresentaram fenótipo multidroga resistente. Apenas uma cepa, Enterobacter bugandensis, teve a confirmação para produção de ESBL por meio do teste de disco difusão com ácido clavulânico, inibidor de ESBL. Além disso, duas cepas apresentaram resistência a imipenem, Enterobacter bugandensis e Klebsiella pneumoniae. O perfil genotípico de resistência a β-lactâmicos foi avaliado, por meio da PCR, em 9 (6,20%) cepas com fenótipo de resistência a β-lactâmicos. Duas (22,22%) cepas apresentaram o gene vim (Enterobacter cloacae e Klebsiella pneumoniae), duas (22,22%) cepas apresentaram o gene fox (Enterobacter bugandensis e Klebsiella pneumoniae), uma (11,11%) cepa apresentou o gene tem (Klebsiella pneumoniae), uma (11,11%), o gene shv (Enterobacter bugandensis) e uma (11,11%), o gene kpc (Escherichia coli). Um dos principais fatores de disseminação é a transferência de genes de forma horizontal, transdução, transformação e conjugação. As hortaliças cruas prontas para o consumo podem ser importantes carreadoras de cepas com genes de resistência a antimicrobianos. Isso é um grande problema para a saúde pública, devendo ser controlado dentro do conceito de saúde única e sua multidisciplinaridade. Este estudo pode ser o primeiro a isolar cepas com fenótipo CRE de hortaliças cruas prontas para o consumo.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
POEYS, Rafael Marques. Avaliação do perfil de resistência a antimicrobianos em enterobacteriaceae isoladas de saladas de hortaliças cruas prontas para consumo. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
Microbiologia de alimentosResistência a antimicrobianos
Enterobacteriaceae
Hortaliças cruas prontas para consumo
Produção intelectual