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INUNDAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: OLHARES GEOGRÁFICOS SOBRE O EVENTO DE INUNDAÇÃO DO RIO URURAÍ EM 2008 - CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)
Abstract
As inundações são processos naturais concernentes aos ambientes fluviais, ocorrendo quando a cota máxima do rio é ultrapassada e a água atinge regiões para além de suas margens. É um fenômeno impulsionado pelas dinâmicas climáticas e pelas características geomorfológicas e hidrológicas de determinada região. Ainda que seja um fenômeno natural, existem populações vulneráveis a esses eventos, e essa realidade se deve ao fato de que o modelo de urbanização, que é intrínseco aos países periféricos, é caracterizado pela exclusão social. Portanto, torna-se relevante trabalhar esse tema no ensino de Geografia, pois estabelece condições para o debate que trata a relação entre sociedade e natureza, aborda a realidade do aluno e a associa aos conteúdos geográficos. Este trabalho tem como objetivo compreender os olhares dos discentes do 1º ano do ensino médio do CIEP João Borges Barreto a respeito dos transbordamentos fluviais do rio Ururaí, Campos dos Goytacazes - RJ, a partir do uso das oficinas pedagógicas. A Oficina Pedagógica é uma metodologia que permite que os conteúdos geográficos sejam vivenciados na prática, pois incorpora as experiências empíricas dos estudantes, tornando-os protagonistas da sua própria aprendizagem. O trabalho contou com o estudo da base teórico-conceitual de temas
relacionados a ambientes fluviais e riscos socioambientais, ensino de Geografia, oficinas pedagógicas e uso da fotografia como recurso didático. Realizou-se também um levantamento documental para coleta de informações a respeito do evento de inundação ocorrido em Ururaí no ano de 2008, que foi o foco da Oficina. A Oficina foi aplicada como metodologia de pesquisa qualitativa e utilizou a fotografia como forma de narrativa discente acerca da temática das inundações. A partir do trabalho de campo e das demais atividades aplicadas com a turma do 1º ano do ensino médio do CIEP João Borges Barreto em Ururaí, foi possível perceber como as realidades discentes possuem papel importante no diálogo com os conteúdos socioambientais propostos nas aulas regulares. Além disso, as oficinas pedagógicas demonstraram resultados positivos de ensino e pesquisa que criaram caminhos de aprendizagens.
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