Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3512
Title: Uma experiência: a canção de Elomar Figueira Mello
Authors: Pessôa, Ana Cristina Moreira
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Claudete Daflon dos
metadata.dc.contributor.members: Faria, Alexandre Graça
Moraes, Anita Martins Rodrigues de
Issue Date: 10-May-2017
Abstract: A presente dissertação tem como objeto central a análise do álbum Fantasia leiga para um rio seco (1981), de Elomar Figueira Mello, colocando em diálogo as diferentes linguagens de que é composto — unidades textuais, sonoras e visuais. A fim de realizar a análise crítica da obra, propõe-se uma metodologia que parte da experiência para, então, chegar a discussões mais gerais. Nesse sentido, são utilizadas análises teóricas acerca das noções de experiência, saber de experiência e experiência estética, a partir das quais são realizadas leituras-fruições do álbum. Por meio da perspectiva trazida pelas reflexões teóricas, a leitura-audição é vista como uma oscilação entre efeitos de presença e efeitos de sentido, sensorialidade e cognição, que dependerá sempre de um momento específico de intensidade, de um fruidor, uma memória, um corpo. Desse modo, o conhecimento que se busca em torno de Fantasia leiga é dinâmico, estará sempre entre o legível e o ilegível, não pretendendo, então, recuperar um significado único e estável na obra. Trata-se de um lugar do “entre”, próprio do saber da experiência aqui delimitado, o lugar do indivíduo, do sujeito, do humano. Assim, o saber procurado nesse trabalho se baseia em uma performance específica, um movimento a entrelaçar vibrações de fruidor e obra, desenhando imagens sensoriais e dinâmicas
metadata.dc.description.abstractother: This work has as its object the analysis of the album Fantasia leiga para um rio seco (1981), of Elomar Figueira Mello, putting in dialogue the different languages that it consists - textual units, sound and visual. In order to achieve a critical analysis of the work, we propose a methodology that begins with experience to then reach more general discussions. Therefore, we use theoretical analyzes and notions about the experience, knowledge of experience and aesthetic experience, from which the albumfruitions readings are held. Through perspective brought by theoretical considerations, the read-hearing is seen as an oscillation between presence effects and effects sense, sensuousness and cognition, which always depend on a specific moment of intensity, a spectator, a memory, a body . Thus, the knowledge that is sought about Fantasia leiga is dynamic, is always among the readable and unreadable, not intending then retrieve a unique and stable meaning. It is the place of "between" and belongs to the knowledge of experience, the place of the individual, the subject, the human. Thus, the knowledge sought in this work is based on a specific performance, a movement to connect vibrations of spectator and work, drawing sensory and dynamic images
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3512
Appears in Collections:POSLIT - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Cristina M Pessoa - Uma experiencia a cançao de Elomar Figueira Mello PDF.pdf3.07 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons