Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Escola de Engenharia - TCE
  • LATEC - Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios & Meio-Ambiente - Niterói
  • MSG - Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão - Niterói
  • MSG - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Escola de Engenharia - TCE
  • LATEC - Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios & Meio-Ambiente - Niterói
  • MSG - Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão - Niterói
  • MSG - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Dissert Soraia Wanderosck Tole... (1.847Mb)

Collections
  • MSG - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES: UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIAS PARA O APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS DE ENSINO COM FOCO NA INCLUSÃO EDUCACIONAL
Toledo, Soraia Wanderosck | Posted on: 2016
Abstract
As constantes alterações em padrões sociais, políticos, econômicos, culturais, marca inequívoca da contemporaneidade, aponta para a necessidade de formação profissional contínua. No que se refere à educação formal, da pré-escola à pós-graduação, além dos conteúdos programáticos inerentes aos cursos, é fundamental que as práticas de ensino sejam repensadas, inovadas em diálogo com os mais variados contextos e atores sociais. Assim, com o objetivo de propor estratégias para formação continuada para docentes das carreiras do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e do Magistério Superior com vistas ao aperfeiçoamento das práticas de ensino e à inclusão educacional, foi realizado Estudo de Caso em Instituição de Educação Pública que oferece cursos em nível médio, profissionalizante, superior e pós-superior. Por meio de entrevistas semiestruturadas e abertas, coletivas e individuais, os dados foram obtidos e a triangulação das informações coletadas nas entrevistas foi feita a partir de Análise em documentos institucionais. O tratamento dos dados aconteceu com base na Análise de Conteúdo. A conclusão é que em situações educacionais diferenciadas, como no recebimento de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), o discurso preponderante informa que os professores não se sentem preparados para esse tipo de trabalho, delegando às instâncias de apoio pedagógico as respostas para um atendimento adequado, o que acaba por provocar a fragmentação de ações, o fracasso. Essa situação pode, ainda, levar alunos a abandonarem os ambientes acadêmicos, além de contribuir para o desconforto, ansiedade e frustração por parte dos docentes. Sugere-se, dessa maneira, a criação de espaços para a articulação dos conhecimentos acerca das especificidades dos diferentes sujeitos sociais, nos quais poderão ser repensadas práticas de ensino que contribuam para a inclusão educacional e o sucesso da aprendizagem em perspectiva emancipatória
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Publisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Inclusão
Formação continuada
Necessidades educacionais específicas (NEE)
Educação inclusiva
Formação continuada
Prática de ensino
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Inclusion
Continuing education
Specific educational needs
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3520
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram