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Title: O programa Saúde na Escola como estratégia de atenção à saúde dos adolescentes brasileiros
Authors: Silva, Mayara Christina Alves da
metadata.dc.contributor.advisor: Diniz, Márcia Isabel Gentil
metadata.dc.contributor.members: Diniz, Márcia Isabel Gentil
Santos, Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos
Rocha, Raí Moreira
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Silva, Mayara Christina Alves da. O programa Saúde na Escola como estratégia de atenção à saúde dos adolescentes brasileiros. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2016.
Abstract: A atenção à saúde aos adolescentes não deve em nosso contexto se limitar exclusivamente as unidades de saúde e sendo assim a escola também pode constituir um espaço privilegiado para o desenvolvimento de ações junto a esta clientela. O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa intersetorial entre Ministérios da Saúde e da Educação, que tem por objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica mediante ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, em escolas públicas brasileiras. O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o PSE como estratégia dinâmica para captação e atenção a saúde dos adolescentes brasileiros. Trata-se de uma revisão integrativa onde o levantamento dos dados foi na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas bases de dados; LILACS, MEDLINE, BDENF e ColecionaSUS utilizando os descritores "atenção à saúde", "saúde do adolescente", e "saúde escolar". Oito estudos foram selecionados em uma análise mais criteriosa. Foram identificados os seguintes eixos temáticos: “Em busca de vulnerabilidades”, “Conversando sobre sexualidade”, “Alimentação e atividade física somando ao cuidado integral” e “Percepção dos profissionais de saúde” que serviram de base para análises. Concluímos ao fim deste estudo que o PSE contribui com a formação de uma ponte para a aproximação entre o público adolescente e os serviços de saúde. Fornece ferramenta eficaz para captação e participação dos jovens no processo do cuidado de sua própria saúde. Tal programa necessita ser abraçado por todos os profissionais e comunidade para que sua intersetorialidade se fortifique a fim de continuar colhendo resultados positivos para a saúde desta faixa etária.
metadata.dc.description.abstractother: The health care for adolescents should not in our context be limited exclusively to health units and thus the school can also be a privileged space for the development of actions with this clientele. The Health in School Program (PSE) is an intersectoral initiative between the Ministries of Health and Education, which aims to contribute to the integral training of students in the public basic education network through prevention, promotion and health care in schools Public institutions. The present study aims to reflect on the PSE as a dynamic strategy for capturing and attention to the health of Brazilian adolescents. It is an integrative review where the data collection was in the Virtual Health Library (VHL), in the databases; LILACS, MEDLINE, BDENF and ColecionaSUS using the descriptors "health care", "adolescent health", and "school health". Eight studies were selected in a more careful analysis. The following thematic axes were identified: "In search of vulnerabilities", "Talking about sexuality", "Food and physical activity adding to the integral care" and "Perception of health professionals" that served as a basis for analysis. We conclude at the end of this study that the PSE contributes to the formation of a bridge for the approximation between the adolescent public and the health services. Provides an effective tool for attracting and involving young people in the process of taking care of their own health. Such a program needs to be embraced by all professionals and community so that its intersectoriality is strengthened in order to continue to reap positive results for the health of this age group.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3553
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