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A INFLUÊNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DIGITAL
Moll, Betina Do Amaral Moreira Mancini | Posted on:
2022
Abstract
Tendo em vista o avanço da internet, que mudou a forma como as pessoas se conectam e consomem, diminuindo as barreiras geográficas, já que atualmente uma pessoa pode comprar de qualquer lugar do mundo, as empresas precisam adotar estratégias para se destacarem e conseguirem conquistar mais consumidores e manter aqueles que já possuem. Diante disso, tem-se o marketing de relacionamento, que é a forma que as empresas têm de se aproximar mais dos seus clientes, traçando estratégias que as permite projetar o que o consumidor deseja e atender suas vontades, promovendo uma propaganda individual positiva. Corroborando isso, tem-se a Economia Comportamental, que traz o entendimento de que os consumidores não são totalmente racionais e que são influenciados por estímulos externos. Com isso, o marketing de relacionamento pode ser usado como uma estratégia que humaniza a marca e estimula os consumidores a inclinarem suas preferências para a empresa, que consequentemente passa a se destacar. Foi realizado um estudo de caso com o banco digital Nubank, para entender como
uma empresa aplica estratégias de humanização da marca e, em paralelo, um questionário que tinha como público-alvo os consumidores digitais em geral, para entender como o marketing de relacionamento influencia nas decisões desses consumidores. Conclui-se que o marketing de relacionamento, em consonância com estratégias que humanizam a marca e colocam as empresas mais perto dos consumidores, como é o caso da Nubank, consegue reter e fidelizar mais clientes, pois eles se sentem mais atraídos a essas estratégias e inclinam suas preferências para adquirir produtos e serviços da empresa.
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