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Title: Análise da percepção dos gestores de meios de hospedagem do Estado do Rio de Janeiro quanto às plataformas online de aluguel por temporada
Authors: Ferreira, Karolina Matias
metadata.dc.contributor.advisor: Méxas, Mirian Picicini
metadata.dc.contributor.members: Meiriño, Marcelo Jasmim
Braga, Marcos Moreira
Issue Date: 19-Apr-2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Ao conectarem diretamente viajantes e proprietários de imóveis, as plataformas online de aluguel por temporada vêm ganhando força, nos últimos anos, e, por representarem um tipo de inovação no setor de turismo, podem afetar diretamente os meios de hospedagem tradicionais. O presente estudo teve por objetivo investigar como esse tipo de consumo colaborativo afeta a competitividade dos meios de hospedagem localizados em cinco municípios do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com a percepção de seus gestores. A pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, foi realizada por meio de aplicação de questionário eletrônico. Quanto à percepção sobre econômica compartilhada, consumo colaborativo e plataformas online, os resultados indicaram duas situações possíveis: os gestores possuem entendimento limitado sobre esses temas e/ou apenas parte do que é reportado na literatura foi percebido por eles em seus empreendimentos. Em relação as estratégias consideradas mais importantes para manutenção da competitividade nessa nova conjuntura econômica, foram identificadas seis estratégias que revelaram, fundamentalmente, a preocupação dos gestores quanto à viabilidade, à diferenciação de seus negócios e ao alinhamento às tendências tecnológicas
metadata.dc.description.abstractother: The online home-rental platforms have been gaining strength lately, in the tourism sector, and, by connecting hosts and travelers, represent a kind of innovation that may affect traditional lodging enterprises. The present study aimed to investigate how this type of collaborative consumption affects the competitiveness of lodging facilities located in five cities of the State of Rio de Janeiro, according to the managers’ perception. The research is qualitative and exploratory. In respect to the perception of sharing economy, collaborative consumption and online platforms, the results indicated two possible situations: managers have a limited understanding of these themes and/or only part of what is reported in the literature was perceived by them in their businesses. Regarding the strategies considered most important for competitiveness maintenance in this new economic context, six strategies were identified and they fundamentally revealed the concern of managers on the feasibility, the differentiation of their businesses and on the alignment with technology trends
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3558
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