ESTUDO MULTI-GEOFÍSICO DA ELEVAÇÃO DO RIO GRANDE COM ENFOQUE NA MODELAGEM GRAVIMÉTRICA 2D DO EMBASAMENTO DA PORÇÃO OESTE
Interpretação sísmica
Modelo global de gravidade
Elevação do Rio Grande
Gravimetria
Interpretação da amplitude sísmica
Two-dimensions gravimetric modeling
Seismic interpretation
Global gravity model
Rio Grande Rise
Abstract
A mais extensa feição positiva do assoalho marinho brasileiro, a Elevação do Rio Grande, separa as bacias oceânicas do Brasil a norte e da Argentina a sul e define o limite exterior oriental da Plataforma Continental Brasileira. As porções oeste, leste e central apresentam diferentes histórias geológicas associadas a intrincados processos tectônicos. A origem do seu embasamento não é conclusiva devido aos poucos estudos da região. A complexidade da Elevação do Rio Grande oferece alguns precedentes científicos bastante significativos. Dentre eles, a gravimetria regional e local permitem uma boa compreensão da subsuperfície em diferentes escalas. Com o propósito de contribuir com o avanço dos estudos na região este trabalho apresenta dois modelos gravimétricos 2D para o embasamento da porção oeste da Elevação do Rio Grande. Interpretações de linhas sísmicas foram utilizadas para condicionar os modelos propostos assim como uma análise regional através do modelo global de gravidade EIGEN 6C4 também foi considerada. Os modelos foram desenvolvidos através da utilização do software Geosoft da empresa Seequent por meio do pacote de extensões da rotina GMSYS-2D. Os resultados para a gravidade marinha correspondem ao comportamento gravimétrico regional apontado pelo EIGEN-6C4. O modelo de densidade bidimensional do setor oeste, resultado desta pesquisa, apresenta uma configuração não comportada da interface Moho, sugerindo características de transição entre crosta continental e crosta oceânica. O embasamento basáltico melhor ajustado por este trabalho estabelece alterações no padrão conceitual de embasamento da região, possivelmente associados às heterogeneidades ou alterações no relevo deste compartimento, que podem apresentar algum exagero, mas denotam um comportamento análogo a Moho mais rasa na Zona de Falha de Rio Grande, atividades mantélicas sob a Elevação do Rio Grande Oeste e afinamento do embasamento associado ao Canal Vema sugerindo antiga região de espalhamento oceânico como apontam alguns autores.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SANTOS, Felipe Chagas dos. Estudo multi-geofísico da elevação do Rio Grande com enfoque na modelagem gravimétrica 2D do embasamento da porção oeste. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geofísica) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Geociências, Niterói, 2022.Subject(s)
Modelagem gravimétrica 2DInterpretação sísmica
Modelo global de gravidade
Elevação do Rio Grande
Gravimetria
Interpretação da amplitude sísmica
Two-dimensions gravimetric modeling
Seismic interpretation
Global gravity model
Rio Grande Rise