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Title: Gestão e operacionalização das compras governamentais: um estudo de caso
Authors: Chagas, Marilia Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Emmanuel Paiva de
metadata.dc.contributor.members: Andrade, Everardo Paiva de
Gonçalves, Heloisa Helena Albuquerque Borges Quaresma
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O Governo Federal vem buscando caminhos para alcançar a eficiência no campo das compras governamentais. Metodologias de análise cada vez mais sofisticadas têm sido implementadas com o suporte das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como o sistema eletrônico de compras, parte fundamental do chamado governo eletrônico, desenvolvido e implantado com a finalidade de gerar eficiência administrativa. Os principais sistemas são o sistema SIAFI e o SIASG, que fazem o controle financeiro, orçamentário, operacional e contábil da unidade gestora, assim como também a gestão de todas as compras e contratações no âmbito do governo federal. Melhores resultados já podem ser observados do ponto de vista do cidadão, dos órgãos de controle e também dos gestores, através da transparência dos processos, rotinas e procedimentos. Baseado no estudo teórico utilizado na pesquisa buscou-se identificar, através de pesquisa bibliográfica, documental, de campo, observação direta e participativa e pela comparação dos resultados obtidos, as formas de aquisição do conhecimento e como são aplicados no setor. O método de investigação adotado foi o estudo de caso e a unidade analisada foi o setor de compras de uma universidade pública federal. Os resultados da pesquisa indicaram uma reduzida rotina de busca por aprendizagem, evidenciando necessidades no processo de capacitação do grupo. Em relação à tipologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se propõe a conhecer e entender a administração, coletando dados no próprio ambiente. Ao final, observa-se a necessidade de estruturação do setor, no que diz respeito à busca, retenção e melhor utilização do conhecimento
metadata.dc.description.abstractother: The Federal Government is seeking ways to achieve efficiency in the field of government procurement. Analysis methodologies increasingly sophisticated have been implemented with the support of information and communication technologies (ICT) as the electronic procurement system, fundamental part of the so-called e-government, developed and implemented in order to produce administrative efficiency. The main systems are SIAFI and SIASG that make financial control, budgeting, operational and accounting of the management unit, as well as the management of all purchases and contracts within the federal government.Best results can already be seen from the point of view of the citizen, of the regulatory authorities and also of managers, through transparent procedures, routines and procedures. Based on the theoretical study used in the research we sought to identify, through bibliographic research, documental, field, direct and participatory observation and comparison of results obtained, the ways of acquiring knowledge and how they are applied in the sector. The adopted research method was the case study and the analyzed unit is the purchasing department of a federal public university. The survey results indicated a reduced routine of quest for learning, highlighting needs in the group capacitation process. Regarding typology, it is a qualitative research that aims to know and understand the management, collecting data in their own environment. At the end, there is a need of sectorstructuration, in respect ofthe search, retention and better utilization of knowledge
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3560
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