CANDOMBLÉ NO SAMBA-ENREDO: UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DOS IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS
Samba-enredo
Semiolinguística
Estereótipos
Imaginários
Candomblé
Samba
Escola de samba
Análise do discurso
Semiolinguística
Candomblé
Samba-enredo
Sémiolinguístique
Stéréotypes
Imaginaires
Abstract
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise, baseada na Teoria Semiolinguística de Análise
do Discurso e nos estudos das Epistemologias do Sul, de como alguns sambas-enredo,
subgênero do samba, auxiliam na desconstrução dos estereótipos criados acerca do candomblé.
Além disso, propõe-se uma reflexão sobre a importância do conhecimento dessa matriz
religiosa para a formação da identidade negra no país. Serão analisados dois sambas-enredo
neste trabalho, Agbayê - Dos Orixás Renasce a Vida, GRES Arame de Ricardo, 2018 e Xangô,
GRES Acadêmicos do Salgueiro, 2019. Para tanto, convém traçar caminhos para ratificar que
o samba-enredo é um gênero discursivo de representatividade da cultura negra e não só uma
música criada para entretenimento. Deste modo, acredita-se ser possível verificar como as
canções carnavalescas constroem imaginários discursivos que promovem a quebra dos
paradigmas equivocados sobre a doutrina religiosa.
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Document type
DissertaçãoSource
SANTOS, André Luiz dos. Candomblé no samba-enredo: uma análise semiolinguística dos imaginários sociodiscursivos. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.Subject(s)
CandombléSamba-enredo
Semiolinguística
Estereótipos
Imaginários
Candomblé
Samba
Escola de samba
Análise do discurso
Semiolinguística
Candomblé
Samba-enredo
Sémiolinguístique
Stéréotypes
Imaginaires