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A POPULARIZAÇÃO DA CIENCIA COM... (4.171Mb)

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A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA COMO ESTRATÉGIA SEMIÓTICA: UM ESTUDO DO MANGÁ "CELLS AT WORK!"
Batista, José Leonardo Tadaiesky
Abstract
O mangá é um gênero do discurso pertencente à esfera midiática cujo objetivo principal é o entretenimento do seu leitor. Contudo, ele pode também assumir a função de popularização da ciência desde que contenha as marcas das práticas integradas à estratégia popularizadora. Intencionamos testar a nossa hipótese através do estudo e análise do mangá shonen “Cells at Work!” (Hataraku Saibou), de autoria de Akane Shimizu, lançado no Japão em 2015 e posteriormente traduzido para o inglês em 2016. Como o próprio título da obra indica (Células ao trabalho!), a história é centrada nas células do corpo humano, que devem cumprir os seus papéis para que o seu “mundo” (o corpo) funcione em harmonia e mantenha-se seguro. Uma vez que a biologia e as explicações científicas são elementos preponderantes no mangá, a pergunta que surge é se a obra pode ser considerada um texto de popularização da ciência. Para tal verificação, foi necessária a elaboração de uma formulação semiótica sobre a popularização da ciência. Assim, com o auxílio de Fontanille (2005; 2008; 2019), entende-se este conceito como uma semiótica-objeto do nível das estratégias, uma vez que ela integra à sua forma outras práticas responsáveis pela criação do discurso científico fonte (a prática científica) e pela sua subsequente reformulação com vistas a atingir o enunciatário não-especialista (a prática divulgadora). Foi proposta uma reorganização dos termos e uma hierarquização das práticas internas a fim de contribuir para os estudos da popularização (e divulgação) científica no campo semiótico. A construção de percursos figurativos relacionados à temática da biologia, do cotidiano e da fantasia, a narrativização de eventos biológicos, as reformulações explicativas concretizadas pelas falas do narrador e dos interlocutores, a instauração de debreagens espaciais enuncivas, a repetição e a redundância são alguns dos procedimentos didáticos atuantes na recontextualização do discurso científico para um enunciatário que condiz com o público-alvo do mangá shonen — jovens e adolescentes do gênero masculino — que nos fazem afirmar que “Cells at Work!” é um texto de popularização da ciência.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
BATISTA, José Leonardo Tadaiesky. A popularização da ciência como estratégia semiótica : um estudo do mangá "Cells at Work!". 2023. 166 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
Subject(s)
Popularização da ciência
Divulgação científica
Estratégia semiótica
Prática semiótica
Mangá
Divulgação científica
Semiótica
Mídia
Popularization of science
Scientific dissemination
Semiotic strategy
Semiotic practice
Manga
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/35616
License Term
CC-BY-SA
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