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A POPULARIZAÇÃO DA CIENCIA COM... (4.171Mb)

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A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA COMO ESTRATÉGIA SEMIÓTICA: UM ESTUDO DO MANGÁ "CELLS AT WORK!"
Batista, José Leonardo Tadaiesky
Resumen
O mangá é um gênero do discurso pertencente à esfera midiática cujo objetivo principal é o entretenimento do seu leitor. Contudo, ele pode também assumir a função de popularização da ciência desde que contenha as marcas das práticas integradas à estratégia popularizadora. Intencionamos testar a nossa hipótese através do estudo e análise do mangá shonen “Cells at Work!” (Hataraku Saibou), de autoria de Akane Shimizu, lançado no Japão em 2015 e posteriormente traduzido para o inglês em 2016. Como o próprio título da obra indica (Células ao trabalho!), a história é centrada nas células do corpo humano, que devem cumprir os seus papéis para que o seu “mundo” (o corpo) funcione em harmonia e mantenha-se seguro. Uma vez que a biologia e as explicações científicas são elementos preponderantes no mangá, a pergunta que surge é se a obra pode ser considerada um texto de popularização da ciência. Para tal verificação, foi necessária a elaboração de uma formulação semiótica sobre a popularização da ciência. Assim, com o auxílio de Fontanille (2005; 2008; 2019), entende-se este conceito como uma semiótica-objeto do nível das estratégias, uma vez que ela integra à sua forma outras práticas responsáveis pela criação do discurso científico fonte (a prática científica) e pela sua subsequente reformulação com vistas a atingir o enunciatário não-especialista (a prática divulgadora). Foi proposta uma reorganização dos termos e uma hierarquização das práticas internas a fim de contribuir para os estudos da popularização (e divulgação) científica no campo semiótico. A construção de percursos figurativos relacionados à temática da biologia, do cotidiano e da fantasia, a narrativização de eventos biológicos, as reformulações explicativas concretizadas pelas falas do narrador e dos interlocutores, a instauração de debreagens espaciais enuncivas, a repetição e a redundância são alguns dos procedimentos didáticos atuantes na recontextualização do discurso científico para um enunciatário que condiz com o público-alvo do mangá shonen — jovens e adolescentes do gênero masculino — que nos fazem afirmar que “Cells at Work!” é um texto de popularização da ciência.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Dissertação
Fuente
BATISTA, José Leonardo Tadaiesky. A popularização da ciência como estratégia semiótica : um estudo do mangá "Cells at Work!". 2023. 166 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
Sujeta/Sujeto(s)
Popularização da ciência
Divulgação científica
Estratégia semiótica
Prática semiótica
Mangá
Divulgação científica
Semiótica
Mídia
Popularization of science
Scientific dissemination
Semiotic strategy
Semiotic practice
Manga
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/35616
Término de licencia
CC-BY-SA
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