IMPLEMENTAÇÃO DE UM CHATBOT EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: APRIMORANDO A EXPERIÊNCIA DO ATENDIMENTO
Chatbot
Automatização
Universidade pública
Programa de computador
Atendimento do público
Inovação tecnológica
Improving customer service
Automation
Public university
Abstract
O objetivo deste estudo visa propor procedimentos a serem utilizados para automatizar parte do
atendimento, por meio da implementação de um chatbot a ser integrado ao perfil da unidade no
Instagram. O processo envolve identificar os fatores críticos de atendimento na unidade,
estabelecer os requisitos funcionais do chatbot, selecionar a plataforma de desenvolvimento,
construir e testar o protótipo e, por fim, avaliar a satisfação dos usuários com o serviço prestado
pelo robô virtual.
Procedimentos/Método para a solução do problema:
Este estudo é classificado como descritivo com abordagem qualitativa, utilizando um método
exploratório. A pesquisa investigou a literatura sobre chatbots e sua aplicação no atendimento
em instituições de ensino. A coleta de dados ocorreu em duas fases distintas: inicialmente,
foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com os servidores da unidade de Supervisão de
Registro Escolar no Campus de Sinop da UFMT visando entender os pontos críticos do
atendimento, explorar os benefícios e oportunidades proporcionados pela tecnologia, e avaliar
a percepção da equipe em relação à potencial implementação de um chatbot no setor.
Posteriormente, na segunda etapa, foram aplicados questionários de pesquisa de satisfação aos
usuários após a introdução do chatbot. Os dados coletados de ambas as fases foram analisados
sob a ótica da Análise de Conteúdo. A pesquisa-ação permitiu a colaboração entre pesquisador
e participantes para identificar e classificar os assuntos mais demandados pelos usuários por
meio da aplicação da Matriz GUT servindo como base dos assuntos prioritários que o chatbot
teria que atender. O questionário aplicado aos usuários do chatbot implementado utilizou o
método Net Promoter Score (NPS), com uma escala intervalar de 1 a 10 para avaliar a satisfação
desses usuários.
Resultados:
Os resultados deste estudo incluem a identificação, proposição e execução de procedimentos para automatização do atendimento da unidade, por meio de um chatbot integrado ao perfil da
unidade no Instagram, cumprindo assim o objetivo geral. A pesquisa alcançou seus objetivos
específicos ao identificar fatores críticos de atendimento, além de ter estabelecido os critérios
para a escolha da plataforma de desenvolvimento do chatbot. A construção e implementação
do chatbot foram realizadas conforme planejado, utilizando uma plataforma de
desenvolvimento sem linha de código. A pesquisa de satisfação indicou uma boa recepção pelos
usuários, com uma média de satisfação de 8,11 em uma escala de 1 a 10 e uma maioria de
comentários positivos. O resultado principal deste trabalho foi a elaboração de um
procedimento estruturado, composto por etapas essenciais para a implementação de um chatbot,
que pode ser replicado em setores de atendimento ao público.
Implicações práticas:
A implementação do chatbot apresenta implicações práticas relevantes no contexto investigado.
O chatbot, desenvolvido utilizando uma plataforma de desenvolvimento sem código, trouxe um impacto médio ao automatizar parte do atendimento no perfil da unidade no Instagram,
melhorando notavelmente a experiência do usuário, como indicado pela pesquisa de satisfação.
Alinhado com a linha de pesquisa LACT 3 - Competitividade, Inovação e Empreendedorismo
do PPGA da UFF, o chatbot demonstra potencial para ser replicado em outros setores
administrativos da UFMT e em outras instituições de ensino, promovendo melhorias no
atendimento ao público. Originalidade e contribuições: Este estudo se destaca ao ir além da simples implementação de um chatbot no Instagram de
uma unidade acadêmica, representando um avanço significativo no atendimento automatizado
em instituições públicas. Suas contribuições incluem a elaboração e apresentação de um
procedimento estruturado que oferece um roteiro replicável para futuras implementações de
chatbots em contextos similares. A utilização de uma plataforma de desenvolvimento sem
código para criar o chatbot é relevante, demonstrando a adoção acessível e eficiente de
tecnologias emergentes. Academicamente, contribui para a literatura ao fornecer um caso de
tecnologia em gestão completo que abrange desde a criação até a avaliação da solução,
ampliando o conhecimento com dados empíricos sobre a implementação de chatbots. Suas
contribuições têm implicações práticas importantes, influenciando políticas e práticas futuras
em organizações públicas, destacando sua relevância para o campo da Administração.
Produção Técnica/Tecnológica:
O principal produto técnico/tecnológico derivado deste estudo é o Relatório Técnico
Conclusivo, que contém a descrição de um procedimento estruturado de etapas para
implementação do chatbot. Quanto à sua aplicabilidade, o chatbot desenvolvido demonstra alta
facilidade de construção, integrando-se com sucesso ao perfil da unidade no Instagram. Sua
replicabilidade é escalável, adaptável para outros setores e campus da UFMT e até mesmo para
outras universidades. Quanto à inovação, o chatbot apresenta uma abordagem adaptativa,
baseada em tecnologias e conhecimentos pré-existentes, utilizando uma plataforma de
desenvolvimento sem código. Sua complexidade é classificada como média, refletindo a
natureza interdisciplinar do projeto, evidenciada pela colaboração entre a UFMT e a UFF, e a
necessidade de adaptar conhecimentos aos contextos específicos dos setores
acadêmicos/administrativos da universidade
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSource
OLIVEIRA, Amarildo Junior Duque de. Implementação de um chatbot em uma universidade pública: aprimorando a experiência do atendimento. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2024.Subject(s)
Aprimoramento do atendimento ao públicoChatbot
Automatização
Universidade pública
Programa de computador
Atendimento do público
Inovação tecnológica
Improving customer service
Automation
Public university