O TELETRABALHO E A GESTÃO DE DESEMPENHO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS NO CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR
Infraestrutura digital
Avaliação de desempenho
Comunicação remota
Programa de Gestão e Desempenho
Serviço público
Servidor público
Gestão pública
Telework
Digital infrastructure
Performance evaluation
Remote communication
Management and Performance Program
Abstract
Propor instrumentos de avaliação de desempenho do teletrabalho e alinhamento com
os objetivos organizacionais no contexto do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) do
Governo Federal, com foco nos servidores técnicos administrativos, visando melhorar a
efetividade de seu desempenho. Metodologia: Estudo de caso descritivo e exploratório com
abordagem qualitativa, que busca analisar a importância da regulamentação do PGD em uma
instituição federal de educação superior para consolidar o teletrabalho, com foco na avaliação
de desempenho, no intento de destacar como a infraestrutura digital e o suporte adequado são
elementos cruciais para garantir a efetividade do trabalho remoto. Resultados: O estudo
identifica uma melhoria perceptível na eficiência e comunicação entre os participantes,
evidenciando o impacto positivo do teletrabalho quando integrado ao PGD e que tenha o
desempenho mensurado de forma adequada. A infraestrutura tecnológica assertiva
proporcionou o acesso a arquivos e informações, por meio de uma rede confiável e segura para
a transferência de dados, e a disponibilidade de equipamentos essenciais contribuiu para a
qualidade e produtividade do teletrabalho. A comunicação e a colaboração em equipes foram
facilitadas por investimentos em plataformas de compartilhamento de informações, embora
desafios persistam. Ademais, a pesquisa destaca que a implementação dessas mudanças é
aderente ao planejamento e objetivos organizacionais. Conclusões: Os resultados indicam uma
satisfação geral dos envolvidos, embora seja crucial monitorar a saúde mental e o bem-estar
dos servidores, reconhecendo que o teletrabalho pode impactar esses aspectos. Diante disso,
como produto, foi gerado um instrumento de avaliação de desempenho, com recomendações
para melhorias contínuas, visando otimizar ainda mais a experiência de teletrabalho na
instituição
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Document type
DissertaçãoSource
BRANDÃO, Melise Del Grossi Viturino. O teletrabalho e a gestão de desempenho dos técnicos administrativos no contexto de uma instituição pública de ensino superior. 2024. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Programa de Pós-graduação em Administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2024.Subject(s)
TeletrabalhoInfraestrutura digital
Avaliação de desempenho
Comunicação remota
Programa de Gestão e Desempenho
Serviço público
Servidor público
Gestão pública
Telework
Digital infrastructure
Performance evaluation
Remote communication
Management and Performance Program