Metadata
Show full item record
TRIAGEM DE INIBIDORES DA 5’-DEOXI-5’-METILTIOADENOSINA FOSFORILASE DE SCHISTOSOMA MANSONI EM EXTRATOS DE HYMENAEA STIGONOCARPA.
Ensaios de triagem
Esquistossomose
Inibidores
Produtos naturais
Produto biológico
Enzymes
Inhibitors
Natural products
Schistosomiasis
Screening assays.
Abstract
A esquistossomose é uma doença parasitária crônica, causada pelo parasita Schistosoma mansoni, presente em mais de 70 países e que afeta cerca de 221 milhões de pessoas ao redor do mundo. O tratamento atual da esquistossomose envolve dois fármacos, o praziquantel e a oxamniquina, considerados ineficientes e com diversos efeitos colaterais associados. O S. mansoni não possui a via “de novo” para a biossíntese de bases púricas, que são essenciais para a sua reprodução, dependendo exclusivamente da via de salvação de purinas para o suprimento dessas bases. A enzima 5’-deoxi-5’-metiltioadenosina fosforilase de S. mansoni (SmMTAP), que converte 5’-deoxi-5’-metiltioadenosina em adenina livre, participa da via de salvação e, portanto, é considerada um atrativo alvo para a busca por novos fármacos para o tratamento da esquistossomose. Assim, neste trabalho, aplicou-se um novo método para monitorar a atividade da enzima SmMTAP imobilizada covalentemente em nanopartículas magnéticas de ferrita de cobalto, previamente desenvolvido e validado pelo grupo, na triagem de inibidores em dezenove extratos de produtos naturais. Os extratos que exibiram inibição igual ou superior a 70%, a 200 μg mL-1, na triagem inicial, especificamente os extratos etanólicos do caule, da casca do fruto e da raiz de Hymenaea stigonocarpa, foram selecionados para a determinação da IC50. Os valores de IC50 obtidos variam entre 8,29 a 62,17 μg mL-1, sendo o extrato do caule de H. stigonocarpa identificado como mais promissor. Assim, este extrato foi selecionado para a obtenção do perfil inibitório de alta resolução, que evidenciou a eluição de inibidores da SmMTAP (% I = 94,3) na faixa de tempo de retenção de 31 a 32 minutos. No processo de desreplicação, identificaram-se doze substâncias constituintes da espécie H. stigonocarpa, das quais nove são inéditas. Com base nos resultados obtidos no perfil inibitório da SmMTAP para este extrato e nos dados da desreplicação, anotou-se as estruturas de três possíveis inibidores. Desse modo, a partir dos ensaios de triagem realizados, identificou-se e caracterizou-se um produto natural como fonte de inibidores da SmMTAP. Futuramente, será conduzido um ensaio de ligand fishing, para a anotação das estruturas de potenciais ligantes da enzima SmMTAP presentes no extrato etanólico do caule de H. stigonocarpa, com a posterior avaliação da inibição dos ligantes identificados, para o estabelecimento de novos potenciais agentes anti-esquistossomose.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
AMARAL, Lucas Gonçalves do. Triagem de inibidores da 5’-deoxi-5’-metiltioadenosina fosforilase de Schistosoma mansoni em extratos de Hymenaea stigonocarpa. 2024. 61 f. : iI. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.Subject(s)
EnzimasEnsaios de triagem
Esquistossomose
Inibidores
Produtos naturais
Produto biológico
Enzymes
Inhibitors
Natural products
Schistosomiasis
Screening assays.