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Title: Um caso de ergometria: utilização de molas de torção para redução de torque em barras de proteção dobráveis para tratores
Authors: Araújo, Gustavo de Moura
metadata.dc.contributor.advisor: Teixeira, Marcos Alexandre
metadata.dc.contributor.members: Silva, Flávio Castro da
Hamacher, Leonardo da Silva
Issue Date: 9-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Diante da realidade de acidentes envolvendo tratores agrícolas e florestais ao redor do mundo, este trabalho teve por finalidade avaliar a aplicação de normas associadas à um dos itens de segurança contra capotamentos, no caso:a Barra de Proteção Dobrável(Código 6 da OECD, 2014). Neste particular, elas facilitam os trabalhos permitindo entrarem espaços confinados, como pomares, celeiros e galpões, entretanto, muitas apresentam peso excessivo (acima de 20 Kg), e ficam localizadas à grande altura do solo (aproximadamente 1,88 m), o que leva o operador a preterir recolocar a barra na posição vertical após baixa-la (quando operando em espaços confinados), invalidando a sua eficácia como prevenção de acidentes por capotamento. Neste sentido, este trabalho realizou estudo ergométrico no esforço de elevação de uma BPD, desenvolvendo instrumentação para validação dos esforços necessários para sua elevação,comparação aos valores da norma e apresentando soluções para corrigir os desvios encontrados. PALAVRAS –CHAVE: Acidentes em tratores, capotamento, barra de proteção dobrável, mola de torção
metadata.dc.description.abstractother: Facing the reality of accidents involving forestry and agricultural tractors around the world, this work aimed at evaluating the application of standards that provide for safety items such as the rollover protection structu re (ROPS). (Code6 –OECD, 2014). In this particular field, the foldable ROPS ease the work allowing the tractor to access confined areas, such as orchards, barns, and sheds.However, many of the foldable ROPS have an excessive weight(approximately20 Kg– 45 lbs.), and are locatedat a reasonable height from the ground (approximately1.88 m– 6 ft 2 in.), which causes the operator to refrain from repositioning the bar in the vertical position after lowering it (when operating in confined spaces), invalida ting its effectiveness as rollover accident prevention.In this sense, this thesiscarried out an ergometric study focusing in the effort to raisea foldable ROPS , developing instrumentation for validation of the necessary efforts for its elevation, compar ison to the values recommended by standards and presenting solutions to correct any deviations found.KEY WORDS: Tractor accidents, tractor rollover, foldable ROPS, coil spring
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3600
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