TOMADA DE DECISÃO NA RECICLAGEM DE EMBARCAÇÕES: UMA ANÁLISE MULTICRITÉRIO PARA A ESCOLHA ADEQUADA DA TÉCNICA DE IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE AMIANTO E LÃ DE VIDRO
Caracterização
CRITIC-GRA-3N
Descomissionamento
Reciclagem de embarcações
Tomada de decisão
Apoio multicritério à decisão
Produção intelectual
Engenharia de Produção
Asbestos
Characterization
CRITIC-GRA-3N
Decommissioning
Ship recycling
Abstract
Entre as décadas de 1930 e 1980, a falta de conscientização sobre os riscos do amianto resultou
no uso extenso desse material em mais de 300 produtos em embarcações e plataformas de
petróleo. Após aproximadamente 30 anos de operação, essas estruturas chegam ao fim de sua
vida útil, exigindo processos de descomissionamento e reciclagem. Nesse contexto, o manejo
de materiais perigosos, como amianto, PCBs, resíduos sólidos, líquidos e até radioativos, tornase crucial para assegurar a proteção ambiental e da saúde pública. A correta identificação e
destinação desses materiais, especialmente do amianto, que é tóxico e cancerígeno, é essencial
para evitar impactos significativos, uma vez que seu descarte ocorre principalmente em aterros
classificados como Classe D, os mais perigosos. O amianto, uma fibra mineral de origem
natural, possui propriedades como resistência térmica, flexibilidade e durabilidade, o que,
somado ao seu baixo custo, impulsionou seu uso massivo, mesmo sendo atualmente
reconhecido como um material nocivo. Durante o descomissionamento e a reciclagem, o
amianto frequentemente se confunde visualmente com a lã de vidro, tornando a identificação
precisa desses materiais um desafio crítico. Diversas técnicas analíticas são empregadas nesse
processo, como Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia de Emissão Ótica
com Plasma Induzido por Laser (LIBS), Microscopia de Luz Polarizada (PLM), entre outras,
cada uma com vantagens específicas para caracterizar amianto e lã de vidro. Considerando que
o Brasil está se preparando para atuar na reciclagem de embarcações — uma prática
estabelecida em países do sul da Ásia, mas que apresenta elevados riscos de exposição ao
amianto — esta dissertação propõe o uso do método híbrido CRITICGRA3N para apoiar os
estaleiros na escolha das melhores técnicas de caracterização desses materiais. Esse método
permitiu comparar as principais técnicas disponíveis, analisando critérios técnicos e práticos
para a seleção da abordagem mais eficaz. A análise apontou a Espectroscopia LIBS como a
técnica mais adequada para caracterizar amianto e lã de vidro em embarcações e plataformas,
por sua precisão e aplicabilidade aos materiais estudados. Contudo, uma segunda análise
destacou a Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) como uma alternativa igualmente
eficaz e mais acessível, fornecendo aos estaleiros uma opção confiável para a identificação
segura de materiais perigosos durante o descomissionamento e a reciclagem.
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoNote
Trabalho ilustrado.Source
RIBEIRO, Thaísa de Souza Marques. Tomada de decisão na reciclagem de embarcações: uma análise multicritério para a escolha adequada da técnica de identificação e caracterização de amianto e lã de vidro. 2024. 165 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2024.Subject(s)
AmiantoCaracterização
CRITIC-GRA-3N
Descomissionamento
Reciclagem de embarcações
Tomada de decisão
Apoio multicritério à decisão
Produção intelectual
Engenharia de Produção
Asbestos
Characterization
CRITIC-GRA-3N
Decommissioning
Ship recycling