Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CBL - Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura - Niterói
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CBL - Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura - Niterói
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Trabalho de Conclusão de Curso (1.595Mb)

Collections
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
(ENTRE)LINHAS BOTÂNICAS: DIFERENTES IDEIAS PARA O USO DA LITERATURA NO ENSINO DE BOTÂNICA
Lima, Amanda Hammerschlag
Abstract
O distanciamento da relação entre a sociedade e o meio ambiente impacta fortemente as relações sociais e educacionais, fomentando a falta de interesse dos/as estudantes aos temas relacionados à educação ambiental e à botânica. Sendo assim, visando atrair o olhar dos/as alunos/as para o protagonismo das plantas nas relações sociais e ambientais, este trabalho teve como objetivo fortalecer o elo ciência-literatura nas relações de ensino e aprendizagem, com o intuito de promover a aproximação dos educandos com a leitura, a escrita e o estudo das plantas, tendo em vista a potencialidade existente nos gêneros literários que corroboram o exercício dos afetos e sentidos. Para isso, este projeto envolve a elaboração do ebook educativo “(Entre)Linhas Botânicas: Diferentes Ideias para o Uso da Literatura em Sala de Aula”, voltado para os professores e professoras, focado em abordagens relacionadas ao ensino de botânica a partir da literatura. O material é dividido em 4 capítulos: “O Mundo Lá Fora: Um Olhar Literário para a Diversidade Vegetal”, “Quem te viu, quem te vê! Explorando a Morfologia Vegetal”, “Retratos da Fisiologia Vegetal: Uma Mágica Orquestrada” e “Entrelaços: Plantas e Sociedade”, nos quais diferentes gêneros literários são abordados e relacionados aos grandes temas da botânica, abarcando ideias relacionadas a propostas educativas que visam atrair a atenção e interesse dos alunos e alunas, fomentando a relação interdisciplinar nas práticas de ensino. Aqui, busco abrir novas possibilidades e fortalecer o uso da literatura nas concepções pedagógicas, ampliando os caminhos capazes de aliar a criatividade e a educação.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
LIMA, Amanda Hammerschlag. (Entre)Linhas Botânicas: Diferentes Ideias para o uso da Literatura no Ensino de Botânica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2025.
Subject(s)
Ensino de Botânica
Literatura
Educação Ambiental
Arte e Educação
Gêneros Literários
Ebook Educativo
Material Paradidático
Teaching Botany
Literature
Environmental Education
Art and Education
Literary Genres
Educational Ebook
Supplementary Material
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/36169
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram