EFEITOS DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL SOBRE ASPECTOS QUÍMICOS, MICROBIOLÓGICOS E ULTRAESTRUTURAIS DE UMA ESPÉCIE BENTÔNICA MARINHA
Metaboloma
Fungos de gorgônias
Poluição costeira
Ecologia química
Ecologia dos fungos
Ecossistema costeiro
Phyllogorgia dilatata
Metabolome
Gorgonian fungi
Gorgonian fungi
Coastal pollution
Abstract
Gorgônias (octocorais) encontram-se severamente ameaçadas por estressores globais e locais, como o aquecimento global e a poluição dos ambientes costeiros. A espécie de gorgônia endêmica brasileira Phyllogorgia dilatata encontra-se em declínio em seu limite sul de distribuição (Arraial do Cabo, Rio de Janeiro) no Atlântico Sul. Neste estudo, avaliamos aspectos micro- e macroscópicos, assim como o perfil químico de P. dilatata habitando um sítio sob impacto crônico de escoamento superficial de uma lagoa de retenção de água de tempestade e um sítio controle, distante de fontes de poluição e da presença humana. Por meio de uma abordagem de observações conjuntas de campo, análise por cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas de alta resolução (UHPLC-HRMS/MS), Microscopia Eletrônica de Varredura, histopatologia e concentração de foto-simbiontes, foram investigados os efeitos da exposição crônica ao escoamento superficial sobre P. dilatata. As colônias de P. dilatata do sítio poluído apresentaram sinais visíveis de degradação em comparação ao sítio controle, tais como perda tecidual e manchas roxas, contrastando com as colônias de aparência saudável do ambiente não impactado. Nossos resultados evidenciaram a influência do escoamento superficial sobre P. dilatata da Prainha por meio de: i) presença de hifas e esporos de fungos nas gorgônias, ii) perda da integridade dos escleritos, iii) diminuição do número de foto-siombiontes e iv) perda da diversidade química, incluindo metabólitos de defesa. O impacto antrópico promove um quadro de desbiose nas colônias, facilitando a infecção por patógenos, o que resulta nas alterações mencionadas acima. Uma vez que a colônia precisa alocar recursos para a imunidade, elas acabam reduzindo a produção das defesas químicas anti-predação e anti-epibiose, tornando-a mais vulnerável às adversidades ambientais.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SALIBA, Bruna Moraes. Efeitos do escoamento superficial sobre aspectos químicos, microbiológicos e ultraestruturais de uma espécie bentônica marinha. 2025. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2025.Subject(s)
Phyllogorgia dilatataMetaboloma
Fungos de gorgônias
Poluição costeira
Ecologia química
Ecologia dos fungos
Ecossistema costeiro
Phyllogorgia dilatata
Metabolome
Gorgonian fungi
Gorgonian fungi
Coastal pollution