AFINAL, O QUE É O TRAP? SONORIDADE, DISCURSO E IMAGEM NO TRAP BR
Rap
Gênero/subgênero musical
Música Amefricana
Popficação
Música
Rap (Música)
Abstract
Essa dissertação analisa a trajetória do Trap no Brasil, identificando como ele ganha visibilidade e se torna uma manifestação musical no mainstream brasileiro. Para tal, discute as estratégias de popficação e os aspectos que contribuíram para sua popularização. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivos centrais entender a relação entre o Trap, o Rap e o Hip Hop; analisar o desenvolvimento do Trap a partir da ótica dos gêneros/subgêneros musicais; explorar a trajetória do Trap até se estabelecer no mainstream brasileiro; apontar as estratégias que fomentaram a popularidade do Trap e mapear os aspectos identificatórios que constituem o Trap no Brasil. Inicialmente, a pesquisa verifica a relação entre o Trap, o Rap e o Hip Hop, considerando a trajetória do Trap em Atlanta, Estados Unidos, e o seu desenvolvimento sob a ótica dos gêneros/subgêneros musicais. Posteriormente, analisa o percurso do Trap no Brasil em função da proposta de três fases: desenvolvimento das cenas locais (2010 até 2015), ascensão do Trap no cenário nacional (2016 até 2018) e consolidação do Trap no mainstream (a partir de 2019). Além disso, observa as estratégias de popficação que impulsionaram a consolidação do Trap no mainstream brasileiro. Por fim, a partir da análise das categorias de sonoridade, discurso e imagem, investiga e mapeia os aspectos sonoros, discursivos e visuais que constituem o Trap BR. Para análise dos respectivos aspectos, o estudo utilizou como suporte analítico a playlist editorial do Spotify “O Melhor de Trapperz Brasil 2023” e os perfis dos rappers analisados no Instagram. A pesquisa utiliza como base direcional as características, sugeridas por Daniela Vieira dos Santos, que marcam a cena do Rap a partir dos anos 2010, e a Rede de Música Brasileira Pop Periférica, concepção de Simone Pereira de Sá. O trabalho, que parte da perspectiva amefricanizada e do entendimento do Trap como uma música amefricana, apoia-se no método cartográfico da Teoria Ator-Rede (TAR) e corrobora com demais pesquisas que conectam comunicação, cultura e música, em especial, os estudos do Rap/Hip-Hop.
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Document type
DissertaçãoSource
COUTINHO, Tamiris de Assis. Afinal, O Que É O Trap? Sonoridade, Discurso e Imagem no Trap BR. 2024. 181 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.Subject(s)
Trap BrasilRap
Gênero/subgênero musical
Música Amefricana
Popficação
Música
Rap (Música)