xmlui.metadata.dc.contributor.author | Coutinho, Tamiris de Assis | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2025-02-04T11:47:07Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2025-02-04T11:47:07Z | |
xmlui.metadata.dc.identifier.citation | COUTINHO, Tamiris de Assis. Afinal, O Que É O Trap? Sonoridade, Discurso e Imagem no Trap BR. 2024. 181 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36288 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | Essa dissertação analisa a trajetória do Trap no Brasil, identificando como ele ganha visibilidade e se torna uma manifestação musical no mainstream brasileiro. Para tal, discute as estratégias de popficação e os aspectos que contribuíram para sua popularização. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivos centrais entender a relação entre o Trap, o Rap e o Hip Hop; analisar o desenvolvimento do Trap a partir da ótica dos gêneros/subgêneros musicais; explorar a trajetória do Trap até se estabelecer no mainstream brasileiro; apontar as estratégias que fomentaram a popularidade do Trap e mapear os aspectos identificatórios que constituem o Trap no Brasil. Inicialmente, a pesquisa verifica a relação entre o Trap, o Rap e o Hip Hop, considerando a trajetória do Trap em Atlanta, Estados Unidos, e o seu desenvolvimento sob a ótica dos gêneros/subgêneros musicais. Posteriormente, analisa o percurso do Trap no Brasil em função da proposta de três fases: desenvolvimento das cenas locais (2010 até 2015), ascensão do Trap no cenário nacional (2016 até 2018) e consolidação do Trap no mainstream (a partir de 2019). Além disso, observa as estratégias de popficação que impulsionaram a consolidação do Trap no mainstream brasileiro. Por fim, a partir da análise das categorias de sonoridade, discurso e imagem, investiga e mapeia os aspectos sonoros, discursivos e visuais que constituem o Trap BR. Para análise dos respectivos aspectos, o estudo utilizou como suporte analítico a playlist editorial do Spotify “O Melhor de Trapperz Brasil 2023” e os perfis dos rappers analisados no Instagram. A pesquisa utiliza como base direcional as características, sugeridas por Daniela Vieira dos Santos, que marcam a cena do Rap a partir dos anos 2010, e a Rede de Música Brasileira Pop Periférica, concepção de Simone Pereira de Sá. O trabalho, que parte da perspectiva amefricanizada e do entendimento do Trap como uma música amefricana, apoia-se no método cartográfico da Teoria Ator-Rede (TAR) e corrobora com demais pesquisas que conectam comunicação, cultura e música, em especial, os estudos do Rap/Hip-Hop. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | Open Access | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | Afinal, o que é o Trap? Sonoridade, discurso e imagem no Trap BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Dissertação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Trap Brasil | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Rap | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Gênero/subgênero musical | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Música Amefricana | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Popficação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Mestrado acadêmico | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Música | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Rap (Música) | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.vinculation | Aluno de Mestrado | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Instituto de Arte e Comunicação Social | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Sá, Simone Maria Andrade Pereira de | |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6382966782640472 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9773986046508316 | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.physical | 181 p. | pt_BR |