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Title: Aplicação da análise relacional Grey para avaliar alternativas na compra de automóveis
Authors: Brito, Fábio Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Garcia, Pauli
metadata.dc.contributor.members: Teodoro, Pítias
Motta, Gustavo
Issue Date: 17-May-2017
Abstract: O presente trabalho versa sobre como avaliar um conjunto de alternativas mediante um método quantitativo que apóie decisões em compras de automóveis. Desse modo, a Análise Relacional Grey será utilizada no ordenamento de carros lançados em 2009 e cujo preço esteja compreendido entre 35 mil e 50 mil reais desse ano, conforme critérios selecionados em fonte documental subjetivamente. Devido à intensificação da competitividade no setor e o conseqüente aprimoramento nos produtos, toma-se relevante utilizar meios estruturados para priorizar opções de compra. Os critérios Preço, Peso, Autonomia, Comprimento, Largura e Porta-Malas foram trabalhados em cinco veículos, sendo elaboradas duas análises paralelas, cada uma sugerindo a própria priorização de alternativas. Foram observados: a) a identificação de uma opção ideal de compra; b) a posição de cada alternativa de compra perante a opção ideal e o ordenamento dessas alternativas em importância decrescente; c) a proximidade entre o ordenamento gerado pela GRA e o das vendas listadas em fontes documentais.
metadata.dc.description.abstractother: The present paper shows how to evaluate a group of altematives using a quantitative method which supports purchasing car decisions. Therefore, the Grey Relational Analysis will be used in arranging cars released in 2009 and whose price is between it year's R$35,OOO.OO and R$50,000.OO according to criteria subjectively selected from documental sources. Due to the more intense automobile industry competitive leveIs and the consequential product improvements, it becomes relevant to use structured methods to priorise purchasing options. The criteria Price, Weight, Autonomy, Length, Width and Boot have been worked in tive vehicles and two parallel analysis have been conducted, each one of the latter suggesting its own option ranking. Have been veritied: a) the identification of an ideal purchasing option b) the position each altemative has taken in relation to the ideal option and those altematives' decreasing relevance order; c) the comparison between priorisation list produced by Grey Relational Analysis and the other one shown in car sales ranking found in documental sources.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3633
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