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CULTURA OCEÂNICA E DISCUSSÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA: USANDO O CASO DA BAÍA DE GUANABARA (RIO DE JANEIRO, BRASIL) NO ENSINO FUNDAMENTAL
Vianna, Victor Hugo Cordeiro
Abstract
A crise socioambiental (poluição, perda da biodiversidade, emergência climática, fome etc.) advém de uma relação sociedade-natureza regida pelo valor de troca dos recursos naturais em detrimento das necessidades humanas. A Cultura Oceânica (CO) é um movimento que tem por objetivo “a compreensão da influência dos oceanos sobre os seres humanos, bem como a influência deles no oceano” oferecendo, assim, uma possibilidade de discussão da relação sociedade-natureza. Neste sentido, esse trabalho buscou desenvolver e aplicar atividades que promovessem a discussão do tema em turmas de aceleração do Ensino Fundamental de uma escola pública (Niterói, RJ). No primeiro capítulo deste trabalho é descrito o processo de criação, aplicação (em três casos distintos: estudo piloto, minicurso e escola) e avaliação de um jogo de tabuleiro denominado “Baía de Guanabara Através do Tempo”. A partir da reconstrução de uma linha do tempo com eventos históricos que influenciaram o estado atual de degradação deste cartão postal da cidade do Rio de Janeiro (Brasil), o jogo busca promover a discussão crítica da relação sociedade-natureza. No segundo capítulo é descrita a realização de uma intervenção de CO (aulas expositivas, júri simulado, jogo didático, brainstorm, saída de campo) na qual se discutiu com os alunos a relação sociedade-natureza tomando como estudo de caso a Baía de Guanabara. Os resultados indicaram uma mudança de perspectiva dos alunos em relação à importância histórica, econômica, cultural e social da Baía. Mais que isso, os alunos demonstraram compreender que o estado atual da Baía de Guanabara é resultado de um processo histórico no qual diferentes relações sociais estiveram e estão ainda presentes.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
VIANNA, Victor Hugo Cordeiro. Cultura Oceânica e discussão da relação sociedade-natureza: usando o caso da Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, Brasil) no Ensino Fundamental. 2025. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2025.
Subject(s)
Atividades Didáticas; Jogo de Tabuleiro; Ensino de Biologia; Interdisciplinaridade; Saída de Campo
Ensino de Biologia, Abordagem interdiscilpinar do conhecimento na educação, Jogo educativo, Processo de ensino-aprendizagem
Didactic activities; Boardgame; Interdisciplinarity; Biology Teaching; Field trip
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/36338
License Term
CC-BY-SA
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