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UM MODELO PEDAGÓGICO INCLUSIVO PARA O USO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Goudinho, Luciana da Silva
Abstract
Resolver problemas de forma prática e aplicável em situações variáveis é a base do Pensamento Computacional que surge como ferramenta para desenvolver potencialidades que vão além do manuseio dos aparatos digitais. A realidade das escolas públicas não oferece o suporte tecnológico adequado, para isso podemos utilizar uma abordagem desplugada, através da utilização de materiais de baixo custo para iniciar os alunos no universo da computação, contudo um passo anterior é munir os profissionais que atuam com o Atendimento Educacional Especializado do conhecimento básico sobre o Pensamento computacional. Assim lançamos como questão de pesquisa o seguinte: como o professor pode trabalhar os quatro pilares do Pensamento Computacional por meio de atividades desplugadas junto a alunos com deficiência auditiva? O objetivo geral da pesquisa é construir um modelo pedagógico inclusivo com práticas desplugadas do Pensamento Computacional para a formação de professores que atuem com alunos com deficiência auditiva. Propomos como processo metodológico uma investigação qualitativa, de averiguação empírica, com as seguintes etapas: realização de uma revisão narrativa da literatura e um mapeamento para verificar as dificuldadesencontradas no atendimento pedagógico especializado para os alunos com deficiência auditiva; o planejamento e aplicação de atividades desplugadas em formato de oficina com alunos de uma escola pública do município de Niterói; e por fim a elaboração de um modelo pedagógico para auxiliar no processo de formação continuada dos professores do Atendimento Educacional Especializado, com base nas formações oferecidas durante a pesquisa, e dados obtidos a partir do feedback dos participantes. De acordo com os resultados identificados a partir dos dados coletados nas revisões narrativas sobre as bases biológicas da surdez identificamos as potencialidades dos indivíduos com deficiência auditiva; com base no mapeamento foi possível elencar as necessidades, bem como traçar o perfil dos profissionais e dos alunos, para organizarmos a elaboração de atividades voltadas para esse público; as atividades planejadas e aplicadas foram organizadas no formato de Ebook e traduzidas para língua brasileira de sinais e depois passaram por um processo de validação; as atividades aplicadas na oficina foram registradas e analisadas para que pudéssemos entender como os alunos processaram as resoluções de problemas e obtivemos um algoritmo, ou seja, uma metodologia que pode ser utilizada na formação de professores. A partir desta pesquisa alcançamos o nosso objetivo que foi construir um modelo pedagógico inclusivo com práticas desplugadas do Pensamento Computacional para a formação de professores que atuam junto a alunos com deficiência auditiva. E entendemos que devemos lançar mão das estratégias educacionais que estiveram ao nosso alcance para auxiliar os alunos a ultrapassar as barreiras tecnológicas, atitudinais e comunicacionais. Esperamos que o conjunto de resultados aqui apresentados sirva como ferramenta de mudança no fazer pedagógico e na dinâmica das salas de aulas, de modo que professores formadores e em formação iniciem o movimento de inclusão de todos os alunos no universo da Computação.
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Source
GOUDINHO Luciana da Silva. UM MODELO PEDAGÓGICO INCLUSIVO PARA O USO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA DO ENSINO FUNDAMENTAL 2024. 171 f. Tese ( Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão) - Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão – PGCTIn, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói. 2024.
Subject(s)
Pensamento Computacional
Surdez
Língua Brasileira de Sinais
Atividades Desplugadas
Educação 360º
Modelo Pedagógico Inclusivo
Formação de professor
Computational Thinking
Deafness
Brazilian Sign Language
Unplugged Activities
360º Education
Inclusive Pedagogical Model
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/36342
License Term
CC-BY-SA
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