O QUE PENSAM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A RESPEITO DA CULTURA OCEÂNICA
Educação ambiental
EJA
Educação Ambiental Costeiro-Marinha
Escola
Desenvolvimento sustentável
Oceano
Relação do homem com o oceano
Field class
Environmental education
EJA
Coastal-Marine Environmental Education
School
Abstract
A Cultura Oceânica é um movimento iniciado em 2002 baseado na ideia de que o Oceano influencia na vida do ser humano, e a vida do ser humano influencia no Oceano. Para isso, existe uma série de conhecimentos que a população deve ter, para melhor entender e respeitar o Oceano, que foi resumida em sete Princípios principais, que se desdobram ainda em 45 Conceitos Fundamentais. Apesar de menos abordado, o estudo do ambiente marinho é também um tipo de Educação Ambiental (EA), e enfrenta as mesmas questões de abordagem e espaço no currículo escolar. Para entender como se dá a EA em relação a Cultura Oceânica na Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi feita uma pesquisa a respeito do conhecimento prévio dos alunos do Fundamental I e II da EJA da Escola Municipal Alberto Francisco Torres em relação aos Conceitos Fundamentais da Cultura Oceânica. Para isso, foi passado um questionário solicitando: três palavras que o aluno associa à palavra Oceano, por Evocação Livre, e duas questões sobre o impacto do Oceano na vida do planeta e na vida do próprio aluno, onde eles deveriam responder em poucas linhas, e que foram analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Além disso, o formulário também fez um breve perfil socioeconômico do alunado, por meio de perguntas como idade, sexo, profissão, e cidade e estado onde nasceram. 26 alunos responderam ao formulário, a maioria mulheres de idade superior a 45 anos, de estados costeiros e em profissões não ligadas ao Oceano. Foi observado um maior conhecimento dos Conceitos Fundamentais ligados a biodiversidade e ao uso econômico e cultural do Oceano, o que indica um conhecimento prático do Oceano, e não um conhecimento acadêmico do mesmo. Em seguida, foi feita uma visita ao Ciências do Mar III, navio-escola da região Sudeste do Brasil, onde foi dado um tour apresentando o navio e seu uso aos alunos. Ao final da visita, pediu-se que os alunos voltassem à atividade de Evocação Livre e dissessem uma nova palavra que se relacionasse ao Oceano. Foi observado um aumento na frequência de palavras relacionadas com um caráter afetivo em relação ao Oceano, e não prático, indicando um novo relacionamento com este. Mais pesquisas são necessárias, no entanto, para entender como a atividade se daria no Ensino Médio, mais “conteudista” nas aulas de Biologia. Ainda assim, o resultado final da pesquisa se mostrou positivo, indicando que a EJA é um local onde a Cultura Oceânica não está presente no dia-a-dia, mas que é uma porta de entrada importante para a aquisição de conhecimentos sobre o Oceano.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SOUZA, Luiza Reis de. O que pensam alunos da Educação de Jovens e Adultos a respeito da Cultura Oceânica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.Subject(s)
Aula de campoEducação ambiental
EJA
Educação Ambiental Costeiro-Marinha
Escola
Desenvolvimento sustentável
Oceano
Relação do homem com o oceano
Field class
Environmental education
EJA
Coastal-Marine Environmental Education
School