“CELL ESCAPE CARTAS” - O DESENVOLVIMENTO DE UM ESCAPE ROOM ANALÓGICO SOBRE APLICAÇÕES DE BIOTECNOLOGIA PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Jogos cooperativos
Alfabetização Científica
Biotecnologia
Jogos analógicos
Ensino de Biologia
Recurso didático
Escape room
Cooperative games
Scientific Literacy
Biotechnology
Analog games
Abstract
Este trabalho consistiu no desenvolvimento do jogo “Cell Escape Cartas” no formato escape room em cartas sob o viés da Alfabetização Científica e o ensino de Biotecnologia. Este jogo é fruto de uma adaptação do escape room digital, o “Cell Escape digital” e do Caso “A Pérola do Nilo” do jogo “Célula Adentro”. Por ser um escape room, é um jogo cooperativo. O jogo digital é individual e o formato é aponta e clica e foi necessária a adaptação para o jogo em cartas. Foram analisados escape rooms analógicos, a fim de explorar e selecionar as mecânicas e possibilidades de utilização no escape room em cartas para ser utilizado em sala de aula. O jogo é composto por 74 cartas, 3 envelopes, 3 cenários, 12 itens, 1 caderno do professor e 1 caderno saiba mais. Cada jogador deverá interpretar um dos quatro personagens que são alunos de iniciação científica do Laboratório de Biologia Celular da UFF. Sua missão é descobrir o responsável pelo furto de uma joia através da análise e comparação do material genético presente em um fio de cabelo deixado na cena do crime com os dos suspeitos. O jogo aborda questões biotecnológicas e as apresenta ao público do Ensino Médio e graduandos de Ciências Biológicas de forma mais simples, lúdica e divertida. Além da abordagem sobre a Biotecnologia, o jogo buscou se basear nos três eixos da Alfabetização Científica de Sasseron e Carvalho (2011).
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
LEÃO, Darcele Christo“CELL ESCAPE CARTAS” - O DESENVOLVIMENTO DE UM ESCAPE ROOM ANALÓGICO SOBRE APLICAÇÕES DE BIOTECNOLOGIA PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. 2024. 72 f. : il. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.Subject(s)
Escape roomJogos cooperativos
Alfabetização Científica
Biotecnologia
Jogos analógicos
Ensino de Biologia
Recurso didático
Escape room
Cooperative games
Scientific Literacy
Biotechnology
Analog games