Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CBL - Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura - Niterói
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Biologia - EGB
  • CBL - Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura - Niterói
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Monografia_Camila_Uberti.pdf (2.937Mb)

Collections
  • CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS COMO CONSEQUÊNCIA DE QUEIMADAS E DESMATAMENTO
Uberti, Camila da Cruz
Abstract
A pauta dos problemas ambientais emerge na sociedade como uma questão urgente a ser resolvida, visto que as consequências negativas para o planeta, além de serem cada vez mais observadas por todo mundo, violam a dignidade humana. Atrelado a isso, o cidadão comum não consegue se perceber como detentor do direito de herdar um planeta saudável e a Educação em Direitos Humanos é a chave para mudar isso, uma vez que a escola possui um importante papel na formação de indivíduos e participa dessa conscientização. Dessa forma, este trabalho construiu um andamento pedagógico dos conteúdos de Biologia sobre preservação do meio ambiente e que pode ser aplicado para alunos da primeira série do Ensino Médio, utilizando reportagens sobre desmatamento, queimadas, aumento na frequência de fenômenos extremos e impactos das mudanças climáticas, de modo a contextualizar a situação-problema. Foram utilizados para pesquisa e desenvolvimento do conteúdo o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro, a BNCC e também referenciais de Adela Cortina, Vera Maria Candau, Maria Victoria Benevides e Paulo Freire. O andamento pedagógico de 3 aulas de 100 minutos foi inicialmente produzido como projeto final da disciplina “Ensino de Ciências e Direitos Humanos: a Biologia”. Posteriormente foram confeccionados slides como material didático de apoio para complementar o andamento. As aulas abordam principalmente os impactos socioambientais provocados por desmatamento e queimadas, suas consequências no Brasil e no mundo.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
UBERTI, Camila da Cruz. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS COMO CONSEQUÊNCIA DE QUEIMADAS E DESMATAMENTO. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2025.
Subject(s)
Queimadas
Impactos Ambientais
Ensino de biologia
Direitos humanos
Desmatamento
Human Rights
Deforestation
Wildfires
Environmental impacts
Biology teaching
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/36379
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram