EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS COMO CONSEQUÊNCIA DE QUEIMADAS E DESMATAMENTO
Impactos Ambientais
Ensino de biologia
Direitos humanos
Desmatamento
Human Rights
Deforestation
Wildfires
Environmental impacts
Biology teaching
Abstract
A pauta dos problemas ambientais emerge na sociedade como uma questão urgente a ser resolvida, visto que as consequências negativas para o planeta, além de serem cada vez mais observadas por todo mundo, violam a dignidade humana. Atrelado a isso, o cidadão comum não consegue se perceber como detentor do direito de herdar um planeta saudável e a Educação em Direitos Humanos é a chave para mudar isso, uma vez que a escola possui um importante papel na formação de indivíduos e participa dessa conscientização. Dessa forma, este trabalho construiu um andamento pedagógico dos conteúdos de Biologia sobre preservação do meio ambiente e que pode ser aplicado para alunos da primeira série do Ensino Médio, utilizando reportagens sobre desmatamento, queimadas, aumento na frequência de fenômenos extremos e impactos das mudanças climáticas, de modo a contextualizar a situação-problema. Foram utilizados para pesquisa e desenvolvimento do conteúdo o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro, a BNCC e também referenciais de Adela Cortina, Vera Maria Candau, Maria Victoria Benevides e Paulo Freire. O andamento pedagógico de 3 aulas de 100 minutos foi inicialmente produzido como projeto final da disciplina “Ensino de Ciências e Direitos Humanos: a Biologia”. Posteriormente foram confeccionados slides como material didático de apoio para complementar o andamento. As aulas abordam principalmente os impactos socioambientais provocados por desmatamento e queimadas, suas consequências no Brasil e no mundo.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
UBERTI, Camila da Cruz. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS COMO CONSEQUÊNCIA DE QUEIMADAS E DESMATAMENTO. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2025.Subject(s)
QueimadasImpactos Ambientais
Ensino de biologia
Direitos humanos
Desmatamento
Human Rights
Deforestation
Wildfires
Environmental impacts
Biology teaching