MONITORAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Política pública
Alimentação escolar
Alimentação escolar
Política nutricional
Segurança alimentar
Política pública
Gestão em saúde
Food security
School feeding
Public policy
Abstract
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política pública nacional executada
em âmbito municipal/estadual. Nos contextos onde o PNAE é executado, diversos desafios se
apresentam e pressupõe-se que municípios classificados como gestão positiva imprimam
características que se aproximam de uma gestão mais alinhada às diretrizes do Programa. O
objetivo deste trabalho foi comparar as características institucionais da gestão e execu
PNAE entre as Entidades Executoras (EEx) classificadas como gestão positiva e negativa n
municípios brasileiros. Trata-se de um estudo transversal descritivo-analítico de abord
quantitativa que apresenta um panorama da gestão e execução do PNAE em municípios
território nacional que foram monitorados e assessorados pelos Centros Colaboradores
Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) no ano de 2018 (n=356). As dimensões de aná
foram: o tipo e a estrutura de gestão; os mecanismos de compras públicas; o perfil de compra
Agricultura Familiar (AF); a atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) e o perfil e
atuação dos nutricionistas operadores do PNAE. A associação entre as variáveis foi investiga
partir de Teste qui-quadrado. As EEx de gestão positiva se destacaram com maior adequação para
compra de gêneros da AF; percentual de compra de gêneros da agricultura familiar acima de 30%
dos recursos do FNDE; publicação de edital da Chamada Pública para compra de gêneros
alimentícios da AF; existência de Plano de Ação do CAE; existência de relatório das atividades
desenvolvidas pelo CAE; acompanhamento da execução do Programa nas escolas pelo CAE;
capacitação dos membros do CAE; acesso ao mapeamento agrícola local para elaboração dos
cardápios; existência de assinatura do responsável técnico da alimentação escolar na pauta de
compra; e aplicação do teste de aceitabilidade da alimentação oferecida. Entretanto algumas
variáveis apresentaram baixos percentuais de adequação em ambos os tipos de gestão. Os
resultados indicam a necessidade de investimento em capacitação dos membros do CAE, além da
adequação do quantitativo de nutricionistas e na formação de atores envolvidos no processo de
aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar.
[Texto sem Formatação]
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
RANGEL, Clara Christine de Souza. Monitoramento do programa nacional de alimentação escolar nos municípios brasileiros. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Nutrição Emilia Jesus Ferreiro, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.Subject(s)
Segurança alimentarPolítica pública
Alimentação escolar
Alimentação escolar
Política nutricional
Segurança alimentar
Política pública
Gestão em saúde
Food security
School feeding
Public policy