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MONITORAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Rangel, Clara Christine de Souza
Abstract
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política pública nacional executada em âmbito municipal/estadual. Nos contextos onde o PNAE é executado, diversos desafios se apresentam e pressupõe-se que municípios classificados como gestão positiva imprimam características que se aproximam de uma gestão mais alinhada às diretrizes do Programa. O objetivo deste trabalho foi comparar as características institucionais da gestão e execu PNAE entre as Entidades Executoras (EEx) classificadas como gestão positiva e negativa n municípios brasileiros. Trata-se de um estudo transversal descritivo-analítico de abord quantitativa que apresenta um panorama da gestão e execução do PNAE em municípios território nacional que foram monitorados e assessorados pelos Centros Colaboradores Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) no ano de 2018 (n=356). As dimensões de aná foram: o tipo e a estrutura de gestão; os mecanismos de compras públicas; o perfil de compra Agricultura Familiar (AF); a atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) e o perfil e atuação dos nutricionistas operadores do PNAE. A associação entre as variáveis foi investiga partir de Teste qui-quadrado. As EEx de gestão positiva se destacaram com maior adequação para compra de gêneros da AF; percentual de compra de gêneros da agricultura familiar acima de 30% dos recursos do FNDE; publicação de edital da Chamada Pública para compra de gêneros alimentícios da AF; existência de Plano de Ação do CAE; existência de relatório das atividades desenvolvidas pelo CAE; acompanhamento da execução do Programa nas escolas pelo CAE; capacitação dos membros do CAE; acesso ao mapeamento agrícola local para elaboração dos cardápios; existência de assinatura do responsável técnico da alimentação escolar na pauta de compra; e aplicação do teste de aceitabilidade da alimentação oferecida. Entretanto algumas variáveis apresentaram baixos percentuais de adequação em ambos os tipos de gestão. Os resultados indicam a necessidade de investimento em capacitação dos membros do CAE, além da adequação do quantitativo de nutricionistas e na formação de atores envolvidos no processo de aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar.
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Source
RANGEL, Clara Christine de Souza. Monitoramento do programa nacional de alimentação escolar nos municípios brasileiros. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Nutrição Emilia Jesus Ferreiro, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
Subject(s)
Segurança alimentar
Política pública
Alimentação escolar
Alimentação escolar
Política nutricional
Segurança alimentar
Política pública
Gestão em saúde
Food security
School feeding
Public policy
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/36387
License Term
CC-BY-SA
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