ESCRITORES CONSAGRADOS, ILUSTRADORES RENOMADOS, PALAVRA E IMAGEM ENTRELAÇADAS : INGREDIENTES DE CONTRATOS DE COMUNICAÇÃO LITERÁRIOS RENOVADOS
Interação palavra imagem
Paratextos editoriais
Literatura de potencial destinação infantil
Literatura comparada brasileira
Análise do discurso
Linguística
Renewed literary contracts of communication
Word-image interaction
Editorial paratexts
Literature potentially targeted for children readers
Mattos, Margareth Silva de | Publicado en:
2017
Resumen
Esta pesquisa de caráter qualitativo e interdisciplinar vinculada à área de Estudos de
Linguagem tem como principal objetivo investigar os modos de renovação de diferentes
contratos de comunicação literários correspondentes às edições mais recentes de três
textos, dois do gênero conto – Conto de escola de Machado de Assis e De cima para baixo
de Artur Azevedo – e um do gênero crônica – Será o Benedito! de Mário de Andrade –,
produzidos entre o último quartel do século XIX e a primeira metade do século XX. Nessas
edições mais recentes, os textos exclusivamente verbais de autores-escritores brasileiros
canônicos transformam-se em textos híbridos verbo-visuais pelo trabalho dos autoresilustradores Nelson Cruz, Marcelo Ribeiro e Odilon Moraes, e pela iniciativa dos editores.
Com base nos pressupostos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, eixo
teórico-metodológico desta pesquisa, e, subsidiariamente, nos estudos dos paratextos
editoriais, na Semiótica da imagem visual, bem como nos estudos da interação palavraimagem no livro ilustrado e no livro com ilustração, pretende-se demonstrar como esses
textos, reeditados na primeira década do século XXI, com ilustrações de autoresilustradores brasileiros consagrados, integram contratos de comunicação literários que se
renovam. A hipótese é a de que a ocorrência de tal processo de renovação deve-se,
principalmente, à transformação dos textos verbais em textos híbridos verbo-visuais; à
redefinição dos parceiros iniciadores do processo de produção da encenação narrativa com
a inclusão dos autores-ilustradores; à redefinição dos parceiros do processo de
interpretação da encenação narrativa com a inclusão do leitor criança, em virtude de sua
inscrição nos textos híbridos como leitor destinatário, inscrição essa não prevista nos
contratos anteriores; à intensificação dos efeitos de sentido visados a partir tanto da
conformação dos paratextos editoriais, que constituem a mise-en-scène material e
discursiva dos livros correspondentes aos contratos de comunicação renovados, quanto da
interação entre as partes verbal e visual dos textos. Com isso, os livros correspondentes aos
contratos de comunicação literários renovados estariam identificados com a literatura de
potencial destinação infantil
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
TeseSujeta/Sujeto(s)
Contratos de comunicação literários renovadosInteração palavra imagem
Paratextos editoriais
Literatura de potencial destinação infantil
Literatura comparada brasileira
Análise do discurso
Linguística
Renewed literary contracts of communication
Word-image interaction
Editorial paratexts
Literature potentially targeted for children readers
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